top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Voz: cuidados com esse instrumento de comunicação

Por Fabíola Castro


A voz é um instrumento que revela diversas características individuais: ao ouvir uma voz identificamos e reconhecemos uma pessoa, suas emoções, temos impressões sobre a sua personalidade, intenção e imaginamos até mesmo como é essa pessoa fisicamente.


Ao longo da vida, a voz se modifica naturalmente. Essas mudanças ocorrem em virtude das transformações de crescimento e envelhecimento das estruturas responsáveis pela produção vocal.

 

Para alertar a população sobre a importância e os cuidados necessários com voz, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia promovem nesta semana, em que é celebrado o Dia Mundial da Voz, a 26ª Campanha Nacional da Voz, que esse ano tem como tema "Nós cuidamos da sua voz para o mundo todo ouvir”.

 

O Dia Mundial da Voz, em 16 de abril, surgiu da iniciativa da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, no Brasil em 1999, e tomou proporções internacionais.

 

No Bendita Saúde desta quinta-feira (18), em entrevista, a  Dra. Karine Gonçalvez, especialista da Academia Brasileira de Laringologia e Voz e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia falou desse instrumento importante de comunicação que é a voz e dos cuidados necessários.

 

 Confira:

 

Qual a importância dessa ferramenta de comunicação, a voz?



 

O aparelho fonatório como ele se caracteriza?



 

Quais problemas podem atingir a voz?



 

Com a rouquidão em específico, é preciso atenção especial?



Como diagnosticar um problema na voz?



 

Como é feito o tratamento para algum problema na voz?



 

Existe um público ou faixa etária mais propensos a problemas de voz?



 

Você citou os profissionais da voz, que usam a voz como instrumento de trabalho, precisam ter cuidados mais específicos?

 


 

Quais são as dicas primordiais para cuidar da voz?



 

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e a Academia Brasileira de Laringologia realizam durante o mês de abril uma campanha para alertar a população sobre a importância e os cuidados necessários com a voz, com o aparelho fonatório?

 


 

Podemos nos comunicar de diversas maneiras, com certeza, mas, através da voz é uma das mais importantes. Como a Dra Karine também ressaltou lá no início da entrevista, através dela transmitimos emoções, alegria, tristeza, conseguimos perceber como está uma pessoa. Cuidemos bem desse instrumento! Inclusive, os profissionais da comunicação, jornalistas, radialistas, locutores, como os que trabalham na Rádio Catedral.

 

Quais as suas considerações finais?

 


 

As ações da campanha sobre a importância e os cuidados necessários com voz da Academia Brasileira de Laringologia e Voz e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia alertando a população sobre os sinais e sintomas, o diagnóstico e tratamentos de problemas que afetam a voz, bem como, respondendo às dúvidas em bate-papos ao vivo acontecem, como disse Dra. Karine pelo Instagram @otorrinoevoce, canal idealizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia para a promoção da educação em saúde, e pelo @cuidedasuavoz, página da Campanha Nacional da Voz mantida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page