top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Costureiras voluntárias da Paróquia Santa Teresinha produzem EPIs para profissionais de saúde

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Primeiros kits de EPIs produzidos pelas costureiras da Paróquia Santa Teresinha

Um grupo de 16 costureiras da Paróquia Santa Teresinha, em Juiz de Fora, começou a produzir kits de equipamentos de proteção individual (EPIs). As peças, que serão destinadas a médicos, enfermeiros, técnicos e outros funcionários de unidades de saúde da cidade, foram finalizadas na última terça-feira (31).


As costureiras, sendo sete integrantes do Centro de Aprendizagem Santa Catarina (CASC) – obra social paroquial -, confeccionaram calças, camisas e toucas de TNT. Parte do material foi doada por fiéis e, o restante, comprado com doações feitas em dinheiro, somadas a recursos da paróquia. Foram feitos, ao todo, 113 kits, e outros já estão sendo produzidos pelas voluntárias.


A ação une-se ao projeto encabeçado por membros do Rotary Club de Juiz de Fora Passaporte Estrela Sul. Há 15 dias, a atual presidente do coletivo, Daniela Benício de Aguiar, começou a produzir, em sua própria casa, máscaras que protegem contra o novo coronavírus (Covid-19). Ao detectar a necessidade de EPIs nas unidades de saúde, a partir de depoimentos de médicos que estão tratando de pacientes infectados pela doença, ela decidiu iniciar a fabricação desses equipamentos, que são descartáveis.


Duas semanas depois, o Rotary já conseguiu o apoio de uma malharia – que corta o TNT – e de uma transportadora, que leva o tecido para as 50 costureiras espalhadas por toda Juiz de Fora. Depois de prontos, os equipamentos de proteção individual são distribuídos nas unidades de saúde e nos serviços de transporte de pacientes do município. Até agora, já foram feitos cerca de 800 kits, segundo Daniela. O Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Universitário (HU) e o Samu estão entre os contemplados.


A campanha, batizada de “Linha de Frente”, chegou à Paróquia Santa Teresinha através de Eduardo Croché, paroquiano que soube do projeto e pediu a ajuda do Padre Everaldo José Sales Borges.


Segundo Padre Everaldo, todas as costureiras trabalham nas suas casas, seguindo a recomendação de distanciamento social. O sacerdote também ressaltou essa importante parceria na qual a Igreja está envolvida.

A produção se une à iniciativa das próprias costureiras do CASC de fazer máscaras de tecido, que já estão sendo doadas à população. Depois de dar uma pausa para a fabricação dos EPIs, o projeto foi retomado nesta quinta-feira (2), de acordo com Padre Everaldo.


Para manter a produção das peças de TNT, a Paróquia Santa Teresinha está aceitando doações de rolos do material ou ofertas em dinheiro.

Os interessados em ajudar podem deixar seus donativos na Igreja Matriz, que fica na Av. Rui Barbosa, s/nº – Bairro Santa Terezinha. O telefone de contato é o (32) 3224-2951.


Veja, na 1ª foto: Voluntárias separam kits no interior da Igreja Matriz de Santa Terezinha; na 2ª foto: Profissional da área de saúde recebe kits. Foto cedida por Daniela Benício de Aguiar.




*Colaboração: Danielle Quinelato - Assessora de Comunicação Arquidiocese JF

236 visualizações0 comentário
bottom of page