top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Você sabia que o uso do andador infantil pode trazer riscos aos bebês?

Por Fabíola Castro

Foto: Getty Images.

Você sabia que existem riscos do uso do andador infantil por bebês e que esse item pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento? Pois é!


Há quase uma década, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem se posicionado contra o uso de andadores por crianças, no Brasil. Mesmo assim, muitas famílias ainda usam esse equipamento.


De acordo com a SBP o uso do andador infantil traz risco para crianças aos quais elas ficam expostas ao usarem esse aparelho que não traz nenhum benefício, e que, comprovadamente, ameaça sua integridade física e até mesmo sua vida. A entidade classifica o andador como perigoso e desnecessário.


Ainda segundo a SBP, evidências científicas afirmam que o andador é um equipamento que só traz prejuízos, seja pela sua absoluta inutilidade no processo de aquisição da marcha, mas sobretudo pelos grandes riscos à segurança.


A Pediatra, Dra Patrícia Brandão e também a Professora do Curso de Fisioterapia da Estácio, Ingrid Costa, em entrevista para o quadro Bendita Saúde desta terça-feira, 7, falaram sobre os riscos do uso do andador infantil.


Confira:


Dra Patrícia, por quais motivos os andadores não são indicados?


Quais são os principais riscos do uso do andador para os bebês?


Quem já utilizou o andador até agora como deve fazer para evitar os efeitos colaterais?


Concluindo então, Dra Patrícia, o andador é um item que não deve ser usado?


Professora Ingrid, o andador pode ser adquirido pela família como um brinquedo inofensivo que acredita-se vai ajudar o bebê e, na verdade é o contrário?


Reforçando também o que a pediatra Dra Patrícia disse, o uso do andador pode aumentar o risco de acidentes domésticos?


Preparar espaços seguros para que o bebê, a criança possa transitar, engatinhar e tentar andar é fundamental? E em caso de necessidade e dúvidas quanto ao desenvolvimento desse andar deve-se buscar ajuda especializada?


Para não usar o andador, quais seriam as alternativas?


Diante de tudo isso, podemos concluir que para cada fase de desenvolvimento do bebê é preciso paciência e respeito por esse tempo de cada um?


E você que tem um bebê, uma criança pequena em casa sabia que esse item aparentemente inofensivo, o andador infantil, pode ser prejudicial ao invés de ajudar no desenvolvimento do bebê, do seu aprender a andar? Pois é, infelizmente! Mas, existem alternativas mais simples, como criar espaços livres em casa para que a criança possa se movimentar, como as profissionais da saúde recomendaram na entrevista.

57 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page