Por Rádio Catedral
No último sábado, dia 6 de maio, foi comemorado o Dia da Matemática. Muitas pessoas torcem o nariz quando se fala em fazer contas, mexer com os números. Mas, a data foi criada justamente com o objetivo de defender a importância dessa disciplina no desenvolvimento da sociedade, destacando sua presença em diversas áreas do conhecimento, desde as ciências exatas até as ciências sociais.
No entanto, celebrar o Dia da Matemática também é uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados na educação da disciplina, especialmente no que diz respeito ao ensino para crianças.
O Mestre em Educação Matemática e diretor da Escola Integra, Guilherme Calderano, fala sobre a resistência que muitos alunos têm em relação à disciplina.
Guilherme Calderano destaca que o aprendizado da matemática pode ser difícil e que as dificuldades são normais, mas que é preciso se criar um ambiente de aprendizagem agradável que traga o valor, significado e importância dessa matéria.
E para criar confiança e gosto pela matemática, de acordo com Mestre em Educação Matemática, o treino, os exercícios, a prática são importantes, aliados à vontade de aprender.
Para o docente as pessoas tendem a ter medo e a não gostar daquilo que muitas vezes não conhecem e, com a matemática pode funcionar assim, por isso, conforme Guilherme Calderano é preciso vivenciar, contextualizar a disciplina, trazê-la para o dia dia.
A utilização de jogos educativos, por exemplo, pode ser uma forma lúdica e eficaz de desenvolver habilidades matemáticas nas crianças. Ter um dia para celebrar a disciplina é uma oportunidade para destacar a sua importância na formação das crianças e conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados na educação em matemática no país.
Comments