Por Rádio Catedral

A expectativa do impacto do fenômeno La Niña na região é um dos fatores monitorados pela Defesa Civil de Juiz de Fora quando o assunto são os eventos climáticos. A previsão destes eventos é um dos pontos fundamentais para a prevenção de desastres durante o período chuvoso e este é o tema da segunda matéria da série feita pela Rádio Catedral sobre a preparação dos órgãos públicos para o período das chuvas e como a população pode contribuir para minimizar os riscos.
Todas as 25 estações pluviométricas automáticas de Juiz de Fora passaram por manutenção durante o mês de outubro. O objetivo é garantir o funcionamento adequado dos pluviômetros, equipamento responsável pela medição da intensidade e do volume das chuvas. Os serviços de manutenção foram realizados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O gerente do Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Juiz de Fora, Joviano Assis, destaca que, este ano, os modelos meteorológicas apontam a influência do fenômeno Lã Niña, o que pode provocar mais chuva na região.
Segundo Joviano Assis, a população também é parte importante no processo de reduzir os efeitos do período chuvoso, com a adoção de medidas simples, mas que podem ajudar bastante.
O gerente de Departamento de gestão de desastres da Defesa Civil, Joviano Assis, também destaca os cenários de risco e os pontos em que a população precisa ficar atenta.
A Defesa Civil informa que as pessoas interessadas em receber alertas via SMS devem enviar uma mensagem para 40199 com o CEP do endereço ou outro local de interesse.
Comments