Por Rádio Catedral
O Campeonato Mineiro de Futebol 2023 começa em 21 de janeiro e será bem diferente da disputa realizada neste ano, que sagrou o Atlético Mineiro campeão.
As decisões sobre a competição foram tomadas na reunião do Conselho Técnico na Federação Mineira de Futebol nesta segunda-feira, 24 de outubro. Foi definida mudança na forma de disputa e de definição dos rebaixados ao Módulo II, além da presença do VAR, o árbitro de vídeo, em todo os jogos do torneio.
Não há times juiz-foranos na elite do Mineiro. Mas a região tem dois representantes: o Athletic Club, de São João del-Rei, que foi o campeão do interior em 2022 e o Tombense, que ficou em 8º lugar, mas venceu a Recopa Mineira.
As vistorias dos estádios onde cada clube vai mandar os jogos começa nesta terça-feira, dia 25. E caso o clube não entregue o gramado em condições aptas a partir das primeiras vistorias, ficou definido que a Federação Mineira de Futebol assumirá a responsabilidade de cuidar do gramado.
Vai ter VAR!
Os clubes decidiram que vai ter árbitro de vídeo, o famoso VAR, em todos os jogos da temporada. O equipamento será custeado pela Federação Mineira de Futebol. Em 2022, só houve atuação do VAR nas semifinais e na decisão do torneio.
A FMF anunciou ainda que todos os jogos terão transmissão com, no mínimo, sete câmeras.
Novo formato
A outra novidade é a mudança na forma de disputa. Ao invés de turno único onde todos se enfrentaram, como vinha ocorrendo nos últimos anos, em 2023, as 12 equipes participantes foram divididas em três grupos de quatro times, definidos por sorteio.
Grupo A:
Atlético;
Athletic
Villa Nova;
Pouso Alegre.
Grupo B:
América;
Caldense;
Patrocinense;
Democrata-SL.
Grupo C:
Cruzeiro;
Democrata-GV;
Tombense;
Ipatinga.
A primeira fase terá oito rodadas, onde os clubes enfrentam times dos outros grupos.
Os três últimos colocados vão disputar um triangular. A pontuação será zerada e eles se enfrentam em jogos de ida e volta. O melhor colocado se salva e dois serão rebaixados para o Módulo II.
Disputam as semifinais os líderes de cada um dos três grupos e o segundo melhor colocado geral. Esta fase também será disputada em jogos de ida e volta, com vantagem para as duas equipes de melhor campanha na primeira fase.
Quem vencer, chega à decisão. E a disputa do título também será em dois jogos.
Comments