top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Vacinação contra gripe ainda não atingiu meta em Juiz de Fora



Faltando pouco mais de uma semana para o fim da “Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza”, 54.664 pessoas ainda precisam ser imunizadas em Juiz de Fora. Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental mostram que, até o momento, 66% do público-alvo recebeu as doses previstas. A campanha terminará em 31 de maio.

Neste ano, crianças entre seis meses e seis anos incompletos e gestantes começaram a ser vacinadas antes do restante do público-alvo. A medida foi adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para alavancar a cobertura vacinal dessa parcela da população. A parcial desse grupo é de 64%. Também fazem parte do público elegível para receber a dose da vacina, conforme preconizado pelo MS, pessoas com mais de 60 anos (77,25%), professores (59,65%), trabalhadores de saúde (48,53%) e mulheres no pós-parto, com até 45 dias (76,68%). Além dessas, precisam se vacinar portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, apresentando prescrição médica (51,24%).

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e B. Ela é composta por vírus inativados, ou sejam, mortos, e, por isso, é muito segura, mas é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha. As doses das vacinas continuam disponíveis nas 63 unidades básicas de saúde (UBSs), nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) e no do Idoso (DSI) e no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, de segunda a sexta-feira.

Horário de funcionamento das salas de vacinação (segunda a sexta-feira):

*Unidades básicas de saúde: 8 horas às 10h30 e 13 horas às 16h30 – Todos os grupos prioritários.

*Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente: 8 horas às 15h30 – Rua São Sebastião, 772 – Crianças, gestantes e puérperas

*Departamento de Saúde do Idoso: 8 horas às 15h30 – Rua Batista de Oliveira, 943 – Somente idosos

*PAM Marechal: 8 horas às 16h30 – Sala de vacinação no 3° andar – Todos os grupos prioritários, menos os idosos.

*Fonte: www.pjf.mg.gov.br

13 visualizações0 comentário
bottom of page