top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Vacinação contra a gripe será realizada no drive-thru da UFJF na próxima segunda-feira (7)


Por Rádio Catedral

*Foto: Site PJF.

Na próxima segunda-feira, 7 de junho, a vacinação contra a Influenza será realizada no drive-thru da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A imunização da gripe acontecerá de 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). Podem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais, grávidas e puérperas e profissionais da área da saúde.


De acordo com a Secretaria de Saúde do município já foram imunizados contra a Influenza em Juiz de Fora 67.506 pessoas, 14.554 a mais em relação a semana passada, o que representa cobertura de 49,12% do total do público-alvo. A parcial foi levantada na última terça-feira, 1º.


Também na próxima segunda-feira, grande parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atende a todos os grupos que fazem parte do público-alvo da campanha, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Oito UBSs estão vacinando contra a Influenza apenas no turno da tarde, entre 13h e 16h. Pela manhã, aplicam os imunizantes contra Covid-19 pela manhã. São as unidades dos bairros de Lourdes, Benfica, Centro Sul, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal.


Os idosos, além das UBSs, podem ser vacinados também no Departamento de Saúde do Idoso, das 9h às 16h. A imunização contra a Influenza acontece ainda no Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, destinada às grávidas, às puérperas e às crianças de seis meses a seis anos incompletos, das 8h às 14h. Os pais são orientados a levar o cartão de vacina dos seus filhos.


A partir de 9 de junho, para a última a terceira fase da campanha contra a gripe, se somarão a estes grupos que já estão sendo imunizados, os caminhoneiros, membros das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, além das pessoas com comorbidades que tenham indicação médica para tomar a vacina. Essa fase da vacinação contra a Influenza se estenderá até o dia 9 de julho.


A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da gripe, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid -19. O imunizante da Influenza não é indicado para menores de seis meses e indivíduos com histórico de alergia grave a ovo.


Como a campanha contra a Influenza está ocorrendo paralela a de combate à Covid-19, a Vigilância Epidemiológica pede para as pessoas já imunizadas levarem o cartão de vacinação da Covid-19. É preciso um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação de uma e outra vacina.


8 visualizações0 comentário
bottom of page