top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Vacinação contra a gripe para crianças e gestantes começa nesta quarta-feira (10)


A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe, começa nesta quarta-feira, 10 de abril, para crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).


A vacina ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A campanha segue até 31 de maio, tendo o dia 4 de maio como o "Dia D de Mobilização Nacional".


Além deste grupo, serão vacinados também trabalhadores da saúde, povos indígenas, doentes crônicos (dentro do grupo das comorbidades indicadas pelo Ministério da Saúde e com receita médica), professores das redes pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Entre os dias 10 e 19 de abril, serão vacinadas somente as crianças, de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. Segundo a supervisora do setor de Imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Juiz de Fora, Marcilene Chaves, a “intenção do Ministério da Saúde é aproveitar este momento para atualizar a caderneta de vacinação destas crianças, de acordo com a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação”.


A segunda fase da campanha terá início no dia 22 de abril, e irá até 31 de maio. É neste segundo momento que os idosos começarão a ser vacinados. Em Juiz de Fora, eles representam mais de 70 mil pessoas. Além da terceira idade, todos os grupos prioritários serão vacinados nesta fase, inclusive as crianças e as gestantes que foram prioritárias na primeira fase. Na cidade são 168.873 pessoas, e a meta é vacinar 90% deste total.


Para serem imunizados, os usuários devem apresentar cartão de vacinas ou um documento de identidade. Todas as unidades estão equipadas para atualizar as vacinas pendentes, inclusive contra a pólio, sarampo e febre amarela.


Para os idosos a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de vai oferecer a vacinação em todas as 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) , e também no Departamento de Saúde do Idoso, localizado na fica na Rua Batista de Oliveira, 943 - Centro, e a vacinação no local será oferecida de segunda a sexta-feira, entre 8h e 15h30.


Os outros grupos prioritários podem procurar uma das 63 UBSs de Juiz de Fora, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 10h30 e das 13h às 16h30h. Outra opção é o Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, 3° andar, no Centro, entre 8h e 16h30. Gestantes e crianças também podem procurar o Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na Rua São Sebastião, 722, Centro, entre 8h e 15h30.


Para a vacinação dos acamados em bairros com cobertura de UBS, o agendamento deve ser feito na própria unidade. As pessoas que moram fora das áreas de cobertura devem entrar em contato com o setor de imunização, através do telefone 3214-4180, para agendamento.


*Com informações de: www.pjf.mg.gov.br

22 visualizações0 comentário
bottom of page