top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (23) em Juiz de Fora para idosos acima de 80 anos

As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, no PAM Marechal, e no Departamento de Saúde do Idoso. UFJF também oferecerá vacinação contra influenza para população idosa em drive thru, sem sair do carro.

*Foto: Site UFJF

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) começa nesta segunda-feira, 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe. A vacinação foi adiantada com o objetivo de ser aliada no combate ao coronavírus. Lembrando que ela não protege contra esse vírus, apenas contra o vírus da gripe.

O “Dia D”, instituído pelo Ministério da Saúde será em 9 de maio. A meta é imunizar 90% do público-alvo, que compreende, em Juiz de Fora, 132.592 pessoas. A campanha se estenderá até maio. Neste ano, por conta do coronavírus, será realizada em três fases. Idosos e profissionais de saúde serão imunizados primeiro.

Para evitar aglomeração, o Setor de Imunização da PJF optou por vacinar a cada semana os idosos de uma faixa etária, até final da primeira fase, em 15 de abril. Sendo assim, pessoas com 80 anos ou mais serão vacinadas de 23 a 27 de março; de 70 a 79, de 30 de março a 3 de abril; de 60 a 69, de 6 a 15 de abril.

As vacinas estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) do município, no térreo do Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, no Centro; e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro, quase esquina com Avenida Itamar Franco. Recomenda-se que, ao se dirigir à unidade, o idoso use máscara.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, é segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. Esta vacina não imuniza contra a covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Na primeira fase serão imunizados os Idosos, de 23 de março a 15 de abril. Na segunda fase os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos: de 16 de abril a 9 de maio. Na terceira fase, crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, de 9 a 22 de maio.

O horário de funcionamento das salas de vacinação é de segunda a sexta-feira:

*Unidades Básicas de Saúde: 8h às 10h30 e 13h às 16h30

*Departamento de Saúde do Idoso: 8h às 16h30

*PAM Marechal: 8h às 16h30.

O Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, falou em vídeo, em sua rede social, sobre a importância da imunização.

UFJF também oferece vacinação contra influenza para população idosa

O campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece a partir desta segunda-feira, 23, um drive thru de vacinação contra a influenza. A ideia é que idosos possam ser imunizados sem sair do carro, reduzindo risco de exposição ao novo coronavírus.

Uma tenda será montada no estacionamento da Faculdade de Educação, próximo à cantina. A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora.

A imunização será realizada de forma escalonada por idade. De 23 a 28 de março, serão vacinados idosos com 80 anos ou mais. De 30 de março a 4 de abril serão imunizados idosos de 70 a 79 anos. De 6 a 11 de abril, a vacina será aplicada em idosos de 60 a 69 anos.

A orientação é que os pacientes usem alguma roupa que facilite a aplicação da vacina. Aqueles que tiverem máscara descartável devem usá-la. Mas os que não tiverem máscara também serão vacinados.

O idoso deve estar acompanhado por apenas uma pessoa. Não é necessário levar o cartão de vacinação. Os imunizados receberão um adesivo com as informações sobre a vacina para ser colado posteriormente no cartão.

Idosos que apresentam algum quadro de síndrome gripal ou estejam em quarentena indicada por médico não devem se vacinar no momento.

O professor e diretor de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio Guerra, explicou em vídeo, em uma rede social, como será a vacinação.


*Fontes: PJF e UFJF

53 visualizações0 comentário
bottom of page