top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Vacinação contra a Covid-19 acontece no drive-thru da UFJF neste sábado (22)

Drive-thru na UFJF vacina pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais, Síndrome de Down e autistas

*Foto: UFJF.

Pessoas com 40 anos ou mais que apresentam comorbidades e/ou deficiências permanentes cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de autistas e pessoas com Síndrome de Down, poderão ser vacinadas contra a Covid-19, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), neste sábado, dia 22. Por meio da modalidade drive-thru, também será disponibilizada a segunda dose – de Coronavac ou Astrazeneca – para todos os demais cidadãos imunizados com a primeira e que já tenham cumprido o prazo previsto, indicado no cartão de vacinação.


A modalidade drive-thru (vacinação dentro dos automóveis) acontece das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) – situado na Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Bairro São Pedro. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Apenas residentes no município podem participar da iniciativa.


É importante destacar que as comorbidades, consideradas prioritárias para a vacinação, são: diabetes; doenças do coração; doenças pulmonares; hipertensão arterial; câncer; insuficiência renal; imunossuprimidos; obesidade grau 3, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40; cerebrovasculares; transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; cirrose hepática; e anemia falciforme.


Comprovação das comorbidades


Para comprovar as comorbidades, as pessoas com 40 anos ou mais devem apresentar um atestado médico ou uma declaração, datada em até 12 meses, informando a situação do paciente. Caso não seja possível, será necessário mostrar a receita de medicamento de uso contínuo usado no tratamento da comorbidade tratada, também datada de até 12 meses. Ainda é possível que seja apresentado algum instrumento atual que identifique o acompanhamento da condição crônica ou comorbidade, como, por exemplo, a carteirinha de pessoa com cardiopatia.


O procedimento para a vacinação é similar ao realizado nos drive-thrus anteriores. É necessário que seja feito o pré-cadastro, exclusivamente, no site da PJF e que o cidadão e/ou acompanhante apresente o formulário para vacinação já preenchido e impresso, deixando em branco apenas o campo “Estabelecimento de Saúde”.


As pessoas que serão vacinadas devem apresentar, ainda, cópia da identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do indivíduo, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que todos compareçam com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.


Os imunizantes também serão aplicados no Sport Club, das 8h às 16h. No Sport ainda haverá a aplicação da Coronavac, exclusivamente, em grávidas e puérperas.


Segunda dose


Para o recebimento da segunda dose, é obrigatório levar o cartão de vacinação entregue no dia do recebimento da primeira. O cartão é um documento que deve ser guardado pela população, pois contém as informações fundamentais sobre a vacina aplicada, a data da aplicação e quem foi o aplicador.


As pessoas que tomaram a vacina da Influenza devem aguardar o intervalo preconizado de 14 dias entre as duas antes de receberem a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19.




8 visualizações0 comentário
bottom of page