• Radio Catedral

Covid-19: vacinas utilizadas no Brasil

Atualizado: Jun 29

Por Fabíola Castro

*Foto: Pixabay.

Atualmente estão sendo usadas no Brasil a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac; a Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca, e produzida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); além da vacina Cominarty, desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech. Foi iniciado também, recentemente, o uso da vacina Janssen, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson.


O Médico Especialista em Alergia e Imunologia, Dr. Fernando Aarestrup, explica em entrevista sobre essas vacinas contra a Covid-19 utilizadas no Brasil. Confira:


Das vacinas que já estão sendo aplicadas no Brasil o que podemos falar sobre as particularidades de cada uma? As primeiras utilizadas foram a Coronavac, AstraZeneca?


Além das duas vacinas já citadas o terceiro imunizante a ser utilizado no Brasil foi o da Pfizer. Como ele funciona?


Chegou na última semana ao Brasil uma remessa de um novo imunizante o da Janssen. Esse imunizante tem a particularidade de ser aplicado em dose única?


Ainda há outras vacinas com uso emergencial já aprovadas pela Anvisa, mas que ainda não foram disponibilizadas?


Existem várias instituições de pesquisas trabalhando por novas vacinas, como por exemplo, o Instituto Butantan, que além da parceria para produção da Coronavac, está trabalhando na produção de uma vacina própria?


Algumas vacinas precisam de duas doses, outras como a Janssen, apenas um a dose, nesse momento, mas pode ser que se precise de reforço anual das vacinas ou de tempos em tempos?


Algumas pessoas podem questionar que a produção das vacinas contra a Covid-19 foi muito rápida e, consequentemente, a sua eficácia, mas, isso mostra a união e esforços da ciência no mundo, principalmente diante de uma pandemia?


A máscara é um meio eficiente na contenção da disseminação do vírus e não se pode pensar ainda em lançar mão desse item de proteção?


Muitas pessoas que ainda não se imunizaram estão ansiosas pela sua vez e muitas outras que já tiveram a oportunidade da primeira dose, não buscam pela segunda. É importante que se complete a imunização?


As reações, quando se toma uma vacina, são situações normais?

A nossa maior esperança do fim dessa pandemia causada pelo novo coronavírus são as vacinas, mas aliadas à consciência individual das pessoas de que essa é uma luta coletiva, de que nós precisamos ainda manter o uso das máscaras, o distanciamento social, evitando aglomerações, higienizando sempre as mãos, lavando com água e sabão ou usando o álcool gel. O cuidado que cada um tem consigo, é cuidado também com os outros pra vencermos essa pandemia o quanto antes.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo