top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Vacina da gripe, importante prevenção ao vírus Influenza

Por Fabíola Castro


Recorrente em todos os anos, principalmente no período mais frio, a gripe é uma doença que pode ir de casos mais brandos a mais sérios e com complicações para quem é acometido pelo vírus Influenza. Por isso, todos os anos, antecedendo o inverno, é realizada a campanha de vacinação para aqueles públicos mais vulneráveis. É o que já acontecendo, inclusive, de forma antecipada neste ano para garantir mais proteção a toda população.

 

Para explicar sobre a gripe e a importância da imunização conversamos nesta quinta-feira (11), no Bendita Saúde, com o médico Infectologista, Dr Marcos Moura.

 

Confira:

 

O que é a gripe? Quais os tipos existem? 



 

Quais sintomas podem ser apresentados? E quando eles são mais graves?

 



 

Então das complicações que podem surgir, os respiratórios devem ter atenção redobrada?

 



 

E esse tratamento, que inclusive o senhor disse é disponível pelo SUS, como é feito?

 



 

Há uma vacina anual contra a gripe. Qual é essa vacina? Ela muda todos os anos? Por que?

 



 

Qual a importância dessa imunização e a sua eficácia?

 



 

A vacinação está em curso para públicos prioritários, e incentivar que as pessoas busquem pelo imunizante é muito importante. E isso nós fazemos nos meios de comunicação, qualquer pessoa pode fazer na família, no grupo de amigos, na comunidade, e como o senhor também, médico, profissional da saúde.

 



 

Com certeza, importantíssimo!

 

Agradecemos ao Dr Marcos Moura, médico infectologista, e olha só que bacana, hoje 11 de abril, é o dia do Infectologista! Parabéns Dr Marcos e mais uma vez muito obrigada pela sua colaboração de sempre, informações muito valiosas.

 




O Dia D de vacinação contra a Influenza para todo o público alvo da campanha acontece no sábado dia 13 de abril. EM Juiz de Fora, a ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de 8h às 17h.

 

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o público-alvo da campanha poderá se imunizar no Centro de Vigilância em Saúde, na Av. Dos Andradas, 523, Morro da Glória.

 

Serão disponibilizados postos volantes em diversos bairros. Algumas UBS’s realizarão também mutirões de pesagem do Bolsa Família e outras atividades de orientação e educação em saúde. Mais informações vc pode conferir em nosso site.

 


Quem pode se vacinar


Podem se vacinar as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as pessoas com 60 anos ou mais; as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); os trabalhadores de Saúde de 18 anos ou mais; os professores; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e a população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

Se você pode, vacine-se e incentive quem pode a ir também

6 visualizações0 comentário
bottom of page