top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Covid-19: JF começa vacinação de crianças de 4 anos com deficiência, comorbidades ou imunossupressão

Por Fabíola Castro

Foto: Carlos Mendonça | PJF.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inicia nesta sexta-feira, 22 de julho, a vacinação contra a Covid-19 de crianças de quatro anos de idade que sejam imunossuprimidas, deficientes e/ou portadoras de alguma comorbidade, dentre as elencadas no Plano Nacional de Imunização (PNI), como diabetes, cardiopatias, doenças pulmonares, renais, obesidade e síndrome de down, por exemplo. Neste primeiro momento, segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Louise Candido, esse público foi estabelecido considerando o número de doses de doses disponíveis em estoque. A vacina a ser utilizada nessa faixa etária é a Coronavac.


A vacinação será realizada de forma regionalizada, com aplicação em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Cidade do Sol, Bandeirantes, Nossa Senhora Aparecida e Teixeiras. Os pais ou responsáveis devem ainda ficar atentos quanto aos documentos a serem levados no momento da imunização, como explica Louise Candido.


De segunda a sexta-feira as UBSs atendem de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, e às quintas, o atendimento na parte da tarde acontece de 13h às 14h30. É importante lembrar ainda que é preciso levar uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora, além do formulário de vacinação já preenchido. O modelo Liberaçãopara impressão está disponível no site da PJF. Clique aqui. Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da vacina infantil contra o coronavírus.

Coronavac liberada para crianças de 3 a 5 anos


O imunizante Coronavac foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também pelo Ministério da Saúde neste mês de julho para aplicação nas crianças de 3 a 5 anos. Anteriormente recebiam esse imunizante apenas a faixa etária de 6 a 17 anos e os adultos. A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Juiz de Fora, Louise Candido, explica que além das crianças de quatro anos, assim que mais doses forem recebidas pelo município, a vacinação será expandida para as demais idades.


Para as crianças, assim como os demais públicos, o imunizante Coronavac tem o intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda dose.

Mais uma faixa etária imunizada, importante passo para conter de vez a pandemia


O infectologista, Doutor Marcos Moura, fala da importância da inclusão de mais esse público na vacinação contra a Covid-19, um importante passo na contenção da pandemia e diminuição da gravidade da doença e também de óbitos. O médico, reforça ainda, a importância de todos os públicos elegíveis completarem todo o esquema vacinal preconizado.


Locais de vacinação para as crianças de quatro anos


*Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes, exclusivamente para crianças e adolescentes - das 8h às 16h (vacinação contra Covid) e das 8h às 14h (vacinação contra Influenza e demais vacinas de rotina) - Rua São Sebastião, 772/776, Centro


*Quatro UBSs que vacinam crianças das 8h às 10h30 e de 13h às 16h e às quintas, de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30):


-UBS Cidade do Sol

-UBS Nossa Senhora Aparecida

-UBS Bandeirantes

-UBS Teixeiras


A vacinação contra a Covid-19 segue também para os demais públicos. Clique aqui e confira.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page