Vacimóvel leva vacinação para mais perto da população de Juiz de Fora
- Radio Catedral

- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Prefeitura de Juiz de Fora lançou o Projeto Vacimóvel, um veículo especialmente adaptado para levar vacinas diretamente aos bairros da cidade. A iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, tem o objetivo de facilitar o acesso às vacinas e ampliar a cobertura vacinal no município.
O Vacimóvel vai funcionar todas as quartas-feiras, das 9 da manhã às 4 da tarde, em praças públicas com grande circulação de pessoas. Serão aplicadas, gratuitamente, as vacinas contra gripe (Influenza), Covid-19, Tríplice Viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – e Febre Amarela.
Neste mês de julho, o vacimóvel estará, nesta quarta-feira, dia 9, na Praça do Jardim Glória; no dia 16, na Praça do São Mateus; dia 23, na Praça da Baleia, no bairro Bairu e no dia 30, na Praça do Vitorino Braga.
A população deve comparecer com documento de identidade e, se possível, o cartão de vacina, para que a equipe possa avaliar a situação vacinal de cada pessoa. Além do atendimento itinerante, as vacinas continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, a partir das 9h da manhã, e aos sábados, das 8 às 11 horas.
No caso da vacina contra a gripe, o público alvo são todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. No caso da Covid-19, a vacinação é voltada para crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades ou condições especiais.
Para a Tríplice Viral, as crianças a partir de 1 ano e adultos até 59 anos que não tenham duas doses. E para a febre amarela, a vacinação é indicada para pessoas entre 9 meses e 59 anos, especialmente viajantes e trabalhadores em áreas de risco.
Veja abaixo os locais que contarão com a presença do Vacimóvel no mês de julho
09/07 - Praça Armando Toschi Ministrinho (Praça do Jardim Glória)
16/07 - Praça Jarbas de Lery Santos (Praça do São Mateus) | São Mateus
23/07 - Praça Prefeito Olavo Costa (Praça da Baleia) | Bairu
30/07 - Praça Senador Teotônio Vilela (Praça do Vitorino Braga) | Vitorino Braga
A ação é voltada tanto para a atualização da caderneta de vacinação quanto para garantir a proteção de grupos prioritários. Confira abaixo os públicos-alvo de cada imunizante:
Vacina contra a Influenza (gripe):
Todas as pessoas acima de 6 meses de idade.
Vacina contra a Covid-19:
Crianças menores de 5 anos;
Idosos acima de 60 anos;
Gestantes;
Grupos especiais (imunocomprometidos, puérperas, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e outros).
*As pessoas com comorbidades ou imunocomprometidas devem apresentar, também, laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. As grávidas precisam apresentar o cartão pré-natal, e as puérperas, a certidão de nascimento da criança. As pessoas com deficiência precisam apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses.
Vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola):
Indicada para crianças a partir de 12 meses;
Adultos até 59 anos que não tenham recebido duas doses da vacina.
Vacina contra a Febre Amarela:
Indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos;
Para viajantes e trabalhadores expostos a risco, é exigido o comprovante.









Comentários