• Radio Catedral

UPA Norte em Juiz de Fora contará com visitas de Ministros da Saúde

Por Fabíola Castro


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no Bairro Benfica, em Juiz de Fora, formou um grupo de leigos, Ministros dos Enfermos, que realizarão visitas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Zona Norte da cidade. As visitas terão início no dia 15 de julho e serão feitas das 16h às 16h30, diariamente.


Os voluntários, um grupo de oito pessoas, também chamados Ministros da Saúde, foram apresentados à comunidade no último domingo, 30 de junho, durante Missa na Matriz Imaculada Conceição, de Benfica.


O pároco e Vigário Episcopal para o Mundo da Caridade, Padre José de Anchieta Moura Lima, conta que a iniciativa foi do leigo José Antônio da Rocha Pinto, depois de ele próprio ter ficado internado na UPA Norte em 2016, por conta de um acidente. José Antônio já realizava esse trabalho desde 2018, mas sozinho, fazendo visitas semanais na unidade de saúde.

A expectativa é de que sejam atendidos, em média, de dez a 18 pacientes por dia, nas enfermarias adulto e infantil.

Padre Anchieta explica que esse grupo prestará atendimento apenas na UPA Norte, mas que a intenção é formar mais pessoas que possam doar um pouco de seu tempo nas visitas aos locais de saúde em Juiz de Fora.

Os voluntários que já foram formados não atuam profissionalmente na área de saúde, por isso participaram de uma formação com o Diácono Márcio Soares, que é enfermeiro e faz parte da Diaconia Hospitalar. Eles foram orientados principalmente quanto aos cuidados com a higiene, para protegerem a si mesmos e aos pacientes.


Padre Anchieta expressa o seu agradecimento e alegria pela disponibilidade dos leigos para este importante trabalho.

Este trabalho dos Ministros da Saúde que foram formados vem complementar o que já é feito pela Diaconia Hospitalar e dos Enfermos, que é composta principalmente por leigos, diáconos e seminaristas, coordenados pelo Padre José Leles da Silva, capelão da Santa Casa de Misericórdia. O trabalho do grupo não acontece somente nos hospitais, mas também nas paróquias, onde é realizado de forma que atenda às necessidades das famílias dos enfermos que recebem a visita, a Palavra de Deus e a Eucaristia.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .