UFJF, UFV e UFSJ vão oferecer mais de 8 mil vagas no SISU 2026
- Silvia Carvalho
- há 1 hora
- 3 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Universidade Federal de Juiz de Fora abriu a oferta de vagas para o Sisu, o Sistema de Seleção Unificado 2026. Ao todo, são 2.008 vagas em 76 cursos de graduação presenciais, distribuídos entre os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.
Já a Universidade Federal de Viçosa (UFV) participará do Sisu com a oferta de 3.360 vagas em 69 cursos de graduação presenciais: 2.390 no campus Viçosa, 415 no campus Florestal e 555 no campus Rio Paranaíba. Do total, 1.680 serão para a modalidade de vagas reservadas e 1.680 para ampla concorrência.
Este ano a UFV ampliou a sua participação no Sisu com o oferecimento de cinco novos cursos: Ciência de Dados e Inteligência Artificial (no campus Rio Paranaíba), Ciências de Dados e Engenharia de Robôs, no campus Viçosa; Matemática Aplicada e Computacional e Engenharia Ambiental e Sanitária, no Campus Florestal.
A Universidade Federal de São João del Rei também oferece 51 cursos de graduação presenciais pelo Sisu, distribuídos em seis campi, localizados nas cidades de São João del-Rei, Ouro Branco/Congonhas, Divinópolis e Sete Lagoas, totalizando 2.835 vagas para 2026.
As inscrições acontecem entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. O processo é gratuito e totalmente online.
Uma das principais novidades do Sisu 2026 é que os candidatos poderão usar as notas das três últimas edições do Enem, ou seja, 2023, 2024 e 2025. Isso permite que estudantes que não fizeram o exame mais recente também participem da seleção.
Caso o candidato tenha realizado mais de uma edição do Enem, o sistema vai considerar automaticamente a nota que mais favoreça a classificação, de acordo com o curso escolhido, o número de vagas e a modalidade de concorrência. Participações como treineiro e provas com nota zero na redação não são consideradas.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal do Sisu usando a conta gov.br, com CPF e senha. Quem ainda não tiver cadastro precisará criar uma conta. Em seguida, será necessário atualizar os dados pessoais, sociais e socioeconômicos. Esse passo é essencial, especialmente para quem pretende concorrer pelas vagas reservadas às cotas, que serão comprovadas posteriormente na matrícula.
Depois disso, o estudante pode escolher até duas opções de curso, definindo a ordem de preferência e se concorre pela ampla concorrência ou por cotas. Durante todo o período de inscrição, o sistema mostra a classificação parcial e a nota de corte, permitindo alterações nas opções até o encerramento das inscrições.
O resultado da chamada regular do Sisu está previsto para o dia 29 de janeiro. Assim como no ano passado, o Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição, válida tanto para vagas do primeiro quanto do segundo semestre. Não haverá uma nova seleção no meio do ano.
Em relação às matrículas, o cronograma para os aprovados na primeira chamada será divulgado a partir do dia 2 de fevereiro. Os candidatos devem acompanhar atentamente os editais e a lista de documentos exigidos para a matrícula. Com relação a esta etapa, a Universidade Federal de Juiz de Fora traz novidades, como destaca a Coordenadora de Assuntos e Registros Acadêmicos da UFJF, Vilma Lúcia Pedro.
Quem não for selecionado na chamada regular ainda terá chance pela lista de espera. O período para manifestar interesse vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. As convocações dependem da abertura de novas vagas.





