top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

UFJF recebe estudantes em retorno às aulas presenciais

Por Fabíola Castro

*Foto: UFJF.

Nesta última quarta-feira, 3 de novembro, cerca de 1.500 estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) retornaram aos dois campi da Instituição, em Juiz de Fora e em Governador Valadares, para o início das aulas presenciais do segundo semestre regular. O período está sendo realizado em Ensino Remoto Emergencial (ERE) para a maioria dos estudantes e de forma híbrida para um grupo menor, conforme definido pelo Conselho Setorial de Graduação.


Seguindo o calendário acadêmico aprovado, o segundo semestre regular de 2021 começou no dia 18 de outubro. Desde essa data, alunos, professores e técnicos passam por um período de adaptação e treinamento, cujo objetivo é a adequação aos Protocolos de Biossegurança da UFJF, que devem ser seguidos por todas as pessoas que terão acesso aos dois campi universitários, em decorrência da pandemia de Covid-19.


O pró-reitor de Graduação da Universidade, Cassiano Caon Amorim, explica esse retorno.

De acordo com Cassiano Amorim, a UFJF adota uma série de Protocolos de Biossegurança para evitar a contaminação por Covid-19; entre eles, a obrigatoriedade do uso de máscaras e EPIs, distanciamento social, e remanejamento dos espaços e turmas. Além desses, os próprios cursos também podem definir, com aprovação da Comissão Interna de Segurança (CIS), outras normas específicas. A Instituição também conta com uma plataforma de monitoramento, a Busco Saúde.

Em relação às disciplinas práticas, teórico-práticas e estágios, caso o estudante não tenha condições de realizá-las, há a alternativa de não se matricular e dar sequência ao curso fazendo apenas as disciplinas teóricas. Se forem oferecidas apenas disciplinas práticas ou teórico-práticas ou elas sejam as únicas faltantes para o término da graduação, o estudante pode pedir o trancamento da disciplina ou do curso, no prazo definido no calendário acadêmico.


O pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim ressalta que todos os estudantes podem buscar ajuda quanto às dúvidas gerais que possam surgir nesse momento de retorno presencial das aulas.


A Central de Atendimento oferece informações pelo telefone (32) 2102-3911 (fixo e whatsapp) ou ainda pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br. A oferta das disciplinas – e em qual formato elas serão abertas – depende das deliberações dos conselhos de cada unidade.


Transporte Coletivo para UFJF


Com o retorno das aulas presenciais na UFJF, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora divulgou que a partir desta quinta (4), a linha 535 (Universidade) entra em operação nos dias úteis. Além disso, a linha 525 (também Universidade) terá o quadro de horários ajustado.


A medida, conforme a secretaria, visa melhor atender os estudantes e funcionários da Universidade Federal. Os novos horários estão disponíveis no site da Prefeitura de Juiz de Fora.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page