top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

UFJF realiza estudo sobre sintomas pós-Covid e convoca voluntários para a pesquisa

Por Fabíola Castro


Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam uma pesquisa intitulada “Ensaio clínico sobre o efeito da reabilitação cognitiva em indivíduos com Covid-19 grave”, e dessa forma, estão convocando voluntários para participar de um estudo sobre avaliação e reabilitação neuropsiquiátrica de pessoas que tiveram a Covid-19 e, posteriormente, apresentaram problemas cognitivos, como perda de memória e confusão mental.


O estudo é coordenado pela pesquisadora Nadia Shigaeff, do Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH), e é realizada por meio de uma parceria entre o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Neuropsicologia e Gerontologia e o Núcleo de Pesquisa em Neurologia do Programa de Pós Graduação em Saúde (PPgS) da UFJF.


A Professora e Pesquisadora, Nádia, fala em entrevista, sobre o estudo e como as pessoas que passaram pela Covid-19 podem participar e contribuir com a pesquisa.


A pandemia gerou um esforço de cientistas de diversas áreas ao redor do mundo e, por mais que os estudos estejam em estado avançado, ainda há diversas complicações da doença a serem desvendadas?

Apesar de tudo que se descobriu sobre o vírus, ainda é necessária a observância, o estudo, do que ele pode causar após a cura da doença?


Para esse estudo que você está coordenando, os pesquisadores da UFJF estão convocando voluntários para pesquisa sobre sintomas pós-Covid. Qual o objetivo do estudo?


Como será o estudo, com qual público, quem poderá participar?


Quais situações, seqüelas pós-covid serão abordadas?


Dificuldades cognitivas tem sido uma situação comum nos pacientes recuperados da Covid?


Então, o estudo vai buscar entender as lesões cognitivas causadas pelo vírus da Covid-19 e como tratá-las?


O caminho do coronavírus passa pelas vias aéreas e atinge o sistema nervoso central de forma que pode ser agressiva?


Além dessas variáveis, existem outras condições pela gravidade da doença na pessoa que podem trazer as sequelas?


Já existem outros estudos em andamento ou concluídos relacionados a disfunção cognitiva pós-covid?


Como os interessados devem se inscrever para o estudo “Ensaio clínico sobre o efeito da reabilitação cognitiva em indivíduos com Covid-19 grave”?


O link para o formulário on-line de inscrição no estudo pode ser acessado aqui.

23 visualizações0 comentário
bottom of page