top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

UFJF inicia retorno pleno das atividades presenciais

Por Fabíola Castro

Foto: Carolina de Paula / UFJF.

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou a receber os primeiros estudantes na manhã desta segunda-feira (18). Dessa forma, se dá a retomada plena das atividades acadêmicas presenciais após a pandemia da Covid-19. Com o retorno das aulas para a maioria dos cursos de graduação e pós-graduação, cerca de 23 mil estudantes são esperados em Juiz de Fora e em Governador Valadares.


O Reitor da UFJF, Marcus David, falou da alegria por esse retorno presencial.


A UFJF exige o uso de máscaras nos ambientes acadêmicos e administrativos, sendo facultativo seu uso nos espaços abertos. É necessário que todos higienizem sempre as mãos, troquem os protetores faciais quando necessário, mantenham os espaços arejados e evitem aglomerações.


As aulas do primeiro semestre de 2022 dos cursos presenciais de graduação - que têm condições de iniciar o ano letivo 2022 -, bem como o Ensino à Distância (EAD), iniciam as aulas nesta segunda-feira, 18, e terminam em 19 de agosto, nos dois campi, de Juiz de Fora e Governador Valadares. Já o segundo período está previsto para ser realizado entre os dias 12 de setembro e 20 de janeiro de 2023.


Passaporte vacinal

Foto: Alexandre Dornelas / UFJF.

Com o retorno das atividades presenciais, a UFJF estabeleceu a obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal contra a Covid-19 para que a comunidade acadêmica tenha acesso às dependências físicas, administrativas e acadêmicas da Instituição.


De acordo com a resolução do Conselho Superior da da Universidade, a exigência do passaporte vacinal será aplicada para estudantes, professores, técnico-administrativos em educação, trabalhadores terceirizados e/ou contratados da UFJF e do Colégio de Aplicação João XXIII, bem como para o público em geral e para servidores aposentados, que esporadicamente desenvolvam atividades laborais em espaços regidos pela Universidade.


O ingresso de pessoas que tenham contraindicação da vacina contra a Covid-19 nas dependências da UFJF acontecerá somente mediante a apresentação de atestado médico, justificando a condição.


A Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Beatriz Farah, explica o que foi adotado em relação às doses de vacinas para todos que frequentam os campi.


A avaliação dos documentos que comprovam a vacinação contra a Covid-19, enviados pelos estudantes no momento da matrícula, começou a ser realizada no início de abril e os alunos recebem, por e-mail, o parecer sobre a análise do passaporte vacinal.


O trabalho de avaliação dos documentos, segundo Beatriz Farah, é realizado pela Pró-Reitoria de Graduação e será mantido no decorrer de todo o semestre.


Beatriz Farah destaca ainda a importância da vacinação na prevenção individual e coletiva, além do trabalho educativo realizado com os envolvidos.


Ainda de acordo com a UFJF, enquanto as orientações da Pró-reitoria de Graduação, em relação ao passaporte vacinal não forem enviadas, - o que está acontecendo por e-mail - os estudantes deverão continuar as atividades acadêmicas normalmente.

13 visualizações0 comentário
bottom of page