top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

UFJF divulga edital para o Programa de Ingresso Seletivo Misto 2023

Por Rádio Catedral

Provas do PISM II da UFJF em 2021 | Foto: Alexandre Dornelas.

O edital 2023 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) está disponível no site da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), o texto já teve retificações nas datas referentes ao período de inscrição e ao processo de pedido de isenção da taxa de inscrição.


Neste ano, a UFJF oferece 1.903 vagas para o campus Juiz de Fora e 360 para Governador Valadares. As 2.263 vagas em 75 cursos de graduação são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2023.


Neste ano, o Conselho Superior (Consu) da UFJF suspendeu a oferta de vagas para ingresso no curso de Odontologia do campus avançado de Governador Valadares. O motivo é dar tempo de reduzir o represamento de turmas que precisam passar por disciplinas práticas em decorrência da pandemia.


Inscrições


Os candidatos aos módulos I (triênio 2022-2024), II (triênio 2021-2023) e III (triênio 2020-2023) do PISM devem se inscrever entre 18 de julho e 5 de setembro, pela internet, na área do candidato no site da Copese.


No dia 18 de julho, no mesmo endereço online, começam outros dois prazos. Um é para pedir isenção do pagamento da taxa de R$ 150, que deve ser solicitada até 5 de agosto.


Segundo o edital, a solicitação pode ser feita de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.


O resultado será divulgado a partir das 15h do dia 16 de agosto. Quem tiver o pedido indeferido, pode por e-mail, no dia 17 de agosto, de 9h às 16h, para o endereço copese@ufjf.br, por meio de formulário próprio disponibilizado no site da Copese. O resultado será divulgado em 22 de agosto de 2022. A taxa deve ser paga até 9 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil.


O outro é para solicitar atendimento especial, seja por motivos de saúde, deficiência ou crenças religiosas, enviando os documentos comprobatórios até 22 de agosto.


O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de 8 de novembro de 2022 até somente as 12h do último dia de provas. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.


Provas e notas do PISM 2023


As provas dos três módulos do PISM serão nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.


A previsão é de que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas em 19 de janeiro de 2023. O resultado definitivo está previsto para 2 de fevereiro.


Já as notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas em 14 de março de 2023, com a publicação da lista final final em 23 de março de 2023.

38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page