UFJF assina acordo de cooperação com o DNIT para projeto de segurança ferroviária
- Silvia Carvalho
- há 32 minutos
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Universidade Federal de Juiz de Fora assinou um acordo de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, órgão ligado ao Ministério dos Transportes.
A parceria coloca a UFJF na liderança de pesquisas sobre métodos de dimensionamento ferroviário, que vão contribuir diretamente para a melhoria da qualidade e da segurança das ferrovias brasileiras. O trabalho conta ainda com o apoio de especialistas da Universidade de Brasília e do Instituto Militar de Engenharia.
O Termo de Execução Descentralizada prevê um investimento de mais de 8 milhões de reais e terá duração de 5 anos. Os recursos serão utilizados para financiar pesquisas, relatórios técnicos, bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além da modernização de laboratórios da Faculdade de Engenharia.
Segundo o coordenador do projeto na UFJF, professor Flávio Barbosa, o objetivo é desenvolver manuais e procedimentos técnicos que ajudem o DNIT a melhorar o desempenho das ferrovias brasileiras, especialmente no que diz respeito à velocidade e à durabilidade das vias férreas.
O DNIT é responsável por planejar, construir e manter rodovias, ferrovias e hidrovias em todo o país e, por meio dessa parceria, busca aproximar ainda mais a ciência da prática. De acordo com representantes do departamento, a escolha da UFJF se deve à expertise histórica da universidade na área de transportes e ferrovias.
Esta é a nona parceria do DNIT com universidades brasileiras e, ao todo, os investimentos já ultrapassam 65 milhões de reais. No caso da Federal de Juiz de Fora, o projeto envolve 18 pesquisadores de três instituições diferentes.





