UFJF adia prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição do PISM 2027 e Vestibular de Música
- Silvia Carvalho
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Universidade Federal de Juiz de Fora ampliou o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Programa de Ingresso Seletivo Misto, o PISM 2027 e também do Vestibular de Música. A princípio, o pedido seria até esta sexta-feira, mas foi ampliado para a próxima terça-feira, dia 30.
Nesta edição, o pedido de gratuidade acontece antes do período oficial de inscrições, seguindo um modelo semelhante ao adotado pelo Enem. Por isso, mesmo os candidatos que tiverem o benefício aprovado deverão realizar a inscrição no processo seletivo entre os dias 27 de julho e 14 de agosto.
A taxa de inscrição custa 150 reais e a gratuidade pode ser solicitada por candidatos inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo. Também têm direito estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, desde que a renda familiar mensal por pessoa seja de até um salário mínimo e meio.
Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela Área do Candidato, no portal da UFJF. A universidade alerta que é fundamental preencher corretamente todas as informações e anexar a documentação exigida. No caso dos candidatos que solicitarem a isenção com base na escolaridade, as declarações escolares devem estar assinadas e carimbadas pela instituição de ensino. Documentos ilegíveis ou com informações incorretas podem levar ao indeferimento do pedido.
Os estudantes inscritos no CadÚnico devem informar o Número de Identificação Social, o NIS, que precisa ser obrigatoriamente do próprio candidato. A UFJF fará a conferência dos dados junto ao sistema federal.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado no dia 8 de julho, a partir das três da tarde. Quem tiver o pedido negado poderá apresentar recurso entre os dias 9 e 10 de julho. O resultado final dos recursos está previsto para o dia 24 de julho.
Vale lembrar que todos os candidatos, independentemente de terem a isenção aprovada ou não, precisarão efetivar a inscrição no Pism 2027 entre 27 de julho e 14 de agosto. Aqueles que não conseguirem a gratuidade deverão pagar a taxa de 150 reais para confirmar a participação. Neste ano, o pagamento poderá ser feito por boleto bancário, Pix ou cartão de crédito.


