top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Tontura em idosos: é preciso atenção e cuidados

Dia Nacional da Tontura é celebrado em 22 de abril e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia promove a Semana da Tontura para chamar a atenção para a necessidade de idosos investigarem e tratarem o problema.


Por Fabíola Castro


Tontura, desequilíbrio e vertigem são queixas de saúde comuns da população idosa, que soma mais de 32 milhões de pessoas no país, segundo o IBGE. E quanto mais avançada a idade, maior é a prevalência desses sintomas, alerta a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Estudos brasileiros indicam que 45% dos idosos convivem com a tontura e que pelo menos 80% das pessoas acima de 75 anos já tenham vivenciado algum episódio do tipo.

 

Para chamar a atenção para a necessidade de idosos investigarem e tratarem o problema, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia promove, de 22 a 26 de abril, a Semana da Tontura, com o tema “Tontura é coisa séria: equilíbrio na terceira idade”, marcando o Dia Nacional da Tontura, celebrado nesta última segunda-feira, dia 22.

 

Em entrevista para o Bendita Saúde desta terça-feira (23), o Dr. Cesar Bertoldo, que é especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e um dos diretores da Campanha Semana da Tontura 2024, explicou sobre a tontura, suas causas e a importância dos cuidados, principalmente nos idosos.

 

Confira:


O que é a tontura?

 


 

Tontura e vertigem são a mesma coisa? 



 

Quais são os sinais, sintomas que ela apresenta e quando a pessoa deve se preocupar?

 


 

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) nesse ano promove uma campanha para alertar sobre a tontura em idosos. Há uma prevalência maior nesse público? 



 

Então, reforçando, quais os riscos da tontura nos idosos?

 


 

Como é feito o diagnóstico e o tratamento?



 

A tontura pode se agravar de alguma forma e há como prevenir?

 


 

Como Dr. Cesar Bertoldo, especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e um dos diretores da Campanha Semana da Tontura 2024, ressaltou em relação a tontura em idosos, provocar quedas é uma preocupação grande, porque pode acarretar outros problemas. Esse tipo de acidente é a terceira causa de mortalidade entre as pessoas com mais de 65 anos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, muito importante o cuidado e a prevenção.

 

Quais as considerações finais?

 


 

Cuidado sempre, em todas as idades, porque a tontura pode trazer prejuízos em qualquer faixa etária, mas é preciso um cuidado especial com os idosos para evitar esse problema e os transtornos que ele pode trazer.

12 visualizações0 comentário
bottom of page