• Radio Catedral

Teste do pezinho

Por Fabíola Castro

*Foto: Site Senado.

O Teste do Pezinho é um importante exame oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os recém-nascidos para identificar doenças e síndromes que poderão ser evitadas ou, pelo menos, mantidas sob controle. Por ano, nascem cerca de três milhões de bebês no Brasil.


A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada desde que identificadas antes mesmo de manifestar seus sintomas claramente, por isso, a importância da realização do exame e a necessidade do diagnóstico precoce, para evitar problemas futuros na saúde da criança.


O endocrinologista infantojuvenil do Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente de Juiz de Fora, Dr. Marcelo Brittes explica sobre esse importante exame realizado no recém-nascido e que ficou popularmente conhecido como Teste do Pezinho. Confira:


O que é o teste do pezinho?


Até quanto tempo de vida do bebê o teste do pezinho tem que ser feito? E como ele é feito?


É um exame oferecido gratuitamente e que todos os bebês têm direito?


Quais doenças são rastreadas pelo teste do pezinho? Recentemente, o número de doenças e síndromes rastreadas pelo exame foi estendido?


Qual a importância dessa ampliação das doenças rastreadas por esse exame?


Os comprometimentos na saúde dos bebês identificados no teste do pezinho podem evitar problemas futuros na saúde?


O que acontece se o bebê não fizer o teste do pezinho? É algo comum isso acontecer? Ou praticamente todos os bebês nascidos realizam o teste?


Como Dr Marcelo explicou são seis doenças rastreadas atualmente pelo teste do pezinho, mas a ampliação para detecção de 50 doenças rastreadas pelo exame chega em todo o país no ano que vem. Com a sanção da Lei 14.154, o exame passará a abranger 14 grupos de doenças, de forma escalonada, com prazos para cumprimento de cada etapa estabelecidos pelo Ministério da Saúde.


A lei entra em vigor um ano após a publicação, que ocorreu no dia 27 de maio de 2021. Então, esse é um exame importante aos recém-nascidos, assim como o teste da orelhinha, do olhinho que não devem deixar de ser feitos pela saúde do bebê.



0 comentário