top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Tecnologia e alfabetização: uso correto ajuda a estimular o desenvolvimento das crianças

Por Roberta Oliveira

Imagem da internet.

O mês de setembro trouxe dois marcos importantes relacionados à educação. O primeiro foi a celebração do Dia Mundial da Alfabetização, no dia 8. O segundo está sendo o retorno às aulas presenciais em Juiz de Fora, de forma facultativa, escalonada e híbrida. Nos dois contextos, a participação da tecnologia é fundamental para o acesso ao conhecimento. No entanto, é necessário que este acesso seja supervisionado para que os resultados sejam positivos.

Durante a pandemia, o ensino remoto foi a opção para manutenção das atividades escolares. A coordenadora do curso de pedagogia da Estácio Juiz de Fora, professora Fran Pires, refletiu sobre a tecnologia na rotina dos estudantes, lembrando que ampliou as formas de acesso ao conhecimento, como nunca houve antes.


A professora Fran Pires lembra que deve haver uma condução para o uso correto para que a tecnologia seja uma aliada no acesso ao conhecimento, sem se descuidar de estimular o desenvolvimento de outras áreas das crianças e adolescentes.


A coordenadora do curso de pedagogia da Estácio Juiz de Fora, professora Fran Pires, comentou que a tecnologia pode contribuir para o aprendizado da criança desde que tenha este acompanhamento tanto dos pais quanto dos professores.

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para promover o debate sobre a importância da alfabetização, principalmente em países que ainda possuem índice de analfabetismo considerável.

38 visualizações0 comentário
bottom of page