top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

São Vicente de Paulo: o exemplo do padroeiro das obras de caridade é celebrado na Arquidiocese JF

Por Roberta Oliveira



Nesta segunda, 27 de setembro, é dia de São Vicente de Paulo. Os católicos devem valorizar o trabalho de caridade realizado pela Sociedade São Vicente de Paulo na Arquidiocese de Juiz de Fora. Esta é a avaliação do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. E os vicentinos destacam a importância de acolher e apoiar quem está vulnerável e em sofrimento.


São Vicente de Paulo nasceu na Aquitânia, França, em 1581. O sacerdote foi movido pelo espírito de amor, trabalhando em uma paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais, em meio às crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.


O santo iniciou a reforma do Clero, obras assistenciais. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas). Sabia tirar dos ricos para dar aos pobres, usando a força do coração. Morreu em 27 de setembro de 1660.

A herança de São Vicente está entre nós, diz Dom Gil

Em entrevista à Rádio Catedral, o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira destacou como o exemplo de vida de São Vicente de Paulo está presente atualmente.


Segundo Dom Gil Antônio Moreira, a Sociedade São Vicente de Paulo é a maior instituição de caridade da Arquidiocese de Juiz de Fora.



Vicentinos: assistência material e espiritual

Estes são os objetivos de todos os integrantes da Sociedade São Vicente de Paulo, como destacou o Coordenador da Ação Missionária Vicentina, coordenador da Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam e Coordenador do Banho Solidário Vicentino, Vanderson Aparecido Gomes Magalhães.


Vanderson Aparecido Gomes Magalhães ressalta que a missão dos vicentinos confrades e consócias é edificar os assistidos não apenas materialmente, mas também espiritualmente.


O Coordenador da Ação Missionária Vicentina reforça como São Vicente de Paulo inspira todos atualmente, ainda mais em contexto de pandemia.


Vanderson Magalhães destacou as ações realizadas pela Ação Missionária Vicentina do Conselho Central Santo Antônio da Sociedade São Vicente de Paulo neste período de restrições causadas pela Covid-19.


Nesta segunda-feira (27), os integrantes da Sociedade São Vicente de Paulo realizam a Missa na Casa São Vicente de Paulo, na Rua Batista de Oliveira, 412, às 19h. É necessário agendamento pelo WhatsApp (32) 9161-9617.


Em seguida, às 20h, haverá carreata com a Imagem de São Vicente de Paulo, saindo da Casa São Vicente de Paulo e passando pelas principais ruas do Centro de Juiz de Fora.


Comunidades celebram São Vicente de Paulo

Em Coronel Pacheco, a Paróquia São Vicente de Paulo, na Praça Carlos Chagas, sem número no Centro terá Missa Solene às 19h30, seguida de carreata.

Em Juiz de Fora, a Matriz São Vicente de Paulo na Rua Tenente Paulo Maria Delage, 325, no Borboleta também terá missa solene a partir das 19h30. Para participar presencialmente é necessário agendamento pelo telefone (32) 3216-1160.

Também em Juiz de Fora, na Capela São Vicente de Paulo na Rua Jair Spinelli, 111, no Bairro Nova Era, haverá terço às 18h30 e missa às 19h30, com transmissão pelo Facebook da Paróquia São João Paulo II.


Papa Francisco pelo Twitter sobre São Vicente de Paulo:


"O exemplo de #SãoVicentedePaolo nos encoraja a dar espaço e tempo aos pobres, a fazer nossos seus pensamentos e suas dificuldades, porque um cristianismo sem contato com os que sofrem é desencarnado, incapaz de tocar a carne de Cristo".

15 visualizações0 comentário
bottom of page