top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, os Santos Arcanjos, são festejados na Arquidiocese JF

Por Roberta Oliveira


Nesta quarta-feira, 29 de setembro, é celebrada a devoção a esses amigos, protetores e intercessores que vêm em nosso socorro, os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.


O nome Miguel em hebraico significa: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, este Arcanjo é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento, o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus; no Novo Testamento, ele é o protetor dos filhos de Deus e da Igreja.


Citado duas duas vezes nas profecias de Daniel, Gabriel significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido pela missão de mensageiro, porque foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e anunciou à Virgem Maria a vinda de Jesus Cristo.


Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus, o nome Rafael significa “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, Ele quem restituiu à vista do piedoso Tobit e demonstra que a presença dele, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.


Paróquias da Arquidiocese celebram São Miguel, o protetor dos filhos de Deus e da Igreja, São Gabriel, o mensageiro responsável pela Anunciação e São Rafael, o guia dos que viajam.


Em Santos Dumont, é dia de festa na Paróquia São Miguel e Almas, cuja matriz está localizada na Praça Cesário Alvim, 49, no Centro. O pároco, Padre Éder Luiz Pereira, fala sobre a importância da devoção aos Santos Arcanjos, que nos guardam e nos protegem.


Padre Éder convida os devotos a acompanharem a programação das festividades na Paróquia São Miguel e Almas.


Nesta quarta (29), em Santos Dumont, as celebrações começaram logo cedo e ainda estão previstas outras às 15h e às 17h. Às 18h, haverá carreata e o encerramento será com a Missa Solene presidida por Dom Roberto José da Silva, Bispo de Janaúba (MG). Para participar presencialmente, é necessário agendar no telefone (32) 3251-4839.


Em Juiz de Fora, a Comunidade Santos Arcanjos, na Rua Aleixo Martins Neto, em frente ao nº 423, no Marumbi, realiza Missa Solene às 15h. Não é necessário agendamento para participar, porque as celebrações acontecem em espaço aberto.


Na Capela São Miguel, localizada na Rua dos Vencedores, sem número, no bairro Santo Antônio, tem Missa Solene às 19h30.


Na Capela Santuário São Miguel e Almas, na Estrada Joaquim Vicente Guedes, 19.970, no Bairro Graminha, terá Missa Solene às 19h, e é necessário agendamento pelo telefone 3234-3332.

90 visualizações0 comentário
bottom of page