top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

São Jorge é celebrado neste sábado, 23 de abril

Por Fabíola Castro

São Jorge - imagem da Igreja Melquita - Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora.

Neste sábado, 23 de abril, a Igreja celebra São Jorge, conhecido como ‘o grande mártir’. Ele pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Mas, Jorge renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de Nosso Senhor, e seguir a Cristo e Seu Santo Evangelho.


São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Por isso, foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado no ano 303.


O Santo é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. É invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas.


O Bispo da Eparquia Greco Melquita Católica do Brasil, Dom George Khoury, responsável pela Paróquia São Jorge, Igreja Melquita de Juiz de Fora, fala sobre essa devoção tão popular.

A imagem de São Jorge apresentada aos fiéis o traz sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão e a história diz que “num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora crianças. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora, apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e, ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”


Essa história comunica que Jorge foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da fé. Compadeceu-se do povo, porque foi um verdadeiro cristão.


A Igreja Melquita, Paróquia São Jorge de Juiz de Fora, pertence à Eparquia Greco Melquita Católica do Brasil, como explica Dom George.


De acordo com Dom George no dia da Festa de São Jorge algumas Missas do dia são celebradas no Rito Bizantino.


Neste sábado, 23 de abril, haverá várias Celebrações ao longo do dia na Igreja Melquita.


Dom George deixa um convite a todos para que celebrem o dia de São Jorge participando das Missas.


O Bispo da Eparquia Greco Melquita Católica do Brasil, Dom George Khoury, finaliza com uma bênção especial aos ouvintes.


As celebrações festivas em honra a São Jorge na Igreja Melquita serão às 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. Haverá funcionamento de barraquinhas durante todo o dia. A Igreja Melquita fica Rua São Sebastião, 1300 – Bairro Santa Helena.


Para quem não puder participar presencialmente é possível acompanhar as celebrações pelo Facebook Paróquia São Jorge de Juiz de Fora.



Comunidade dedicada a São Jorge em Santos Dumont (MG)

Na Arquidiocese de Juiz de Fora há ainda outra comunidade dedicada a São Jorge, pertencente à Paróquia São Sebastião, em Santos Dumont (MG), onde depois de celebrar o Tríduo preparatório, haverá a Santa Missa festiva neste sábado (23) às 19h30. A Capela fica na Rua Antônio Fernandes, 253 – Bairro Quarto Depósito.

66 visualizações0 comentário
bottom of page