top of page

São Domingos, a chama viva da esperança, é celebrado na Arquidiocese de Juiz de Fora

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 8 de ago.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Imagem retirada do site ACI Digital
Imagem retirada do site ACI Digital

Nesta sexta-feira (8), a Igreja Católica celebra São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores, os Dominicanos


São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, na Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica, onde havia um tio sacerdote. O menino nascido no mesmo dia que o último profeta teria uma grande missão, como nos conta o Padre Emerson de Assis Braz, pároco da Paróquia São Geraldo.


Aos 24 anos, atendeu ao chamado para sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do governo e também para representar a Santa Sé. Padre Emerson destaca que São Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se muito culto, muito caridoso e devoto de Nossa Senhora.


Em 1215, Domingos fundou uma Ordem que oferecia uma nova proposta de evangelização cristã e vida apostólica. Em 22 de dezembro de 1217, Papa Honório TERCEIRO emitiu a aprovação definitiva, dando-lhe o nome de “Ordem dos Frades Pregadores”. Eles foram conhecidos como homens sábios, pobres e austeros.


São Domingos de Gusmão morreu em 6 de agosto de 1221, com 51 anos, no Convento de Bolonha. Treze anos depois, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Padre Emerson comenta a inspiração no testemunho de São Domingos e no Ano Jubilar da Esperança na celebração na comunidade dedicada ao ele, no Bairro Teixeiras.


Além da comemoração do padroeiro, a comunidade na Rua Porfírio Barbosa de Albuquerque, 318, no Bairro Teixeiras, também celebra aniversário de fundação. Padre Emerson de Assis Braz encerra convidando todos para comemorarem com os devotos.


São Domingos também é celebrado na capela em na Rua dos Ferroviários, 715, ao lado do Sítio da Regina, em Santos Dumont (MG). Na sexta-feira, a procissão sairá às 18h30 da Rua Panamá, 233 (em frente à casa da Dona Lucy), em direção à capela, onde será celebrada a Eucaristia.

 
 
 

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page