São Bento: a esperança que se dedica à oração e ao trabalho em nome de Deus, diz Padre Bill
- Radio Catedral

- 11 de jul.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Nesta sexta-feira (11), a Igreja Católica destaca o testemunho de fé de São Bento. Várias comunidades na Arquidiocese celebram o santo italiano.
Ele nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna. No entanto, as invasões dos bárbaros e indignados, São Bento optou por se retirar e manter-se isolado em uma gruta, nas montanhas da Úmbria. A vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade o tornou modelo de vida.
Padre Bill Jonatas, vigário paroquial do Santuário São Miguel e Almas e administrador da Paróquia Nossa Senhora das Dores, lembra como que no período em que viveu, São Bento também foi um sinal de esperança na fé em Deus.
Aos 40 anos, Bento sai da gruta e vai para o sul de Roma, onde fundou o maior centro da vida beneditina de todos os tempos, o Mosteiro de Monte Cassino, berço da Ordem dos Beneditinos. Ao todo, ele fundou mais de 12 mosteiros ao longo da história.
Padre Bill Jonatas destacou iniciativas de São Bento para viver a fé e que se tornaram legados presentes na nossa vida, como seja o trabalho e a oração, pelo próximo. Um modelo que ajudou na construção do caminho da igreja.
Os mosteiros beneditinos tornaram-se centros de referência e deles saíram vários nomes e ícones da Igreja Católica. Ao todo, foram 23 papas, cinco mil bispos e cerca de três mil santos canonizados. Padre Bill Jonatas lembra que São Bento é um intercessor dos cristãos na luta contra o mal. Ele deixa uma bênção aos ouvintes com a oração dedicada ao Abade.
Celebrações em honra a São Bento
Em Dores do Paraibuna, a comunidade celebra nesta sexta o padroeiro com tríduo às 6 da noite, terminando neste sábado (12)no mesmo horário, com leilão de prendas após a celebração.
No domingo (13), haverá procissão e missa solene às 14h, depois leilão de gado e leilão de prendas. E até domingo, haverá funcionamento de barraquinhas.
Em Juiz de Fora, nesta sexta, tem festa na comunidade São Bento, na capela na Rua Théo Sobrinho, 10, no Borborema. Às 18h, haverá Oração do Terço, na Rua Théo Sobrinho, 136. Em seguida, procissão para a Capela, onde será celebrada missa às 19h.
Em Santa Rita de Jacutinga, a capela na Fazenda São Bento, na área rural, terá missa nesta sexta às 17h.
Em Belmiro Braga, a Capela fica na Rua Breno Nazari Teixeira, 429, no Distrito de Sobragy, na área rural e terá procissão e missa às 19h.
Em Bias Fortes, são três comunidades em festa. Em Serra, nesta sexta e sábado, tem terço mariano às 14h, com missa no mesmo horário. Em Cavas, começa nesta sexta a novena na missa às 15h, até 19 de julho. A programação encerra no domingo (20), com missa e procissão, e programação social. A terceira comunidade fica em Teixeiras, onde a festa será no dia 26 de julho, com missa, procissão e festa social
Em Santa Bárbara do Monte Verde, a capela na área rural de São Bento também vai celebrar no dia 19 de julho.









Comentários