Especialista fala do perigo do uso de suplementos alimentares sem orientação médica
Por Fabíola Castro
Diante de uma alimentação deficitária, ou seja, que por alguma razão não esteja sendo suficiente para fornecer nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo pode ser preciso a suplementação alimentar. A indicação pode ocorrer para indivíduos que sofrem de carência de algum nutriente (pessoas com anemia) ou para atletas, por exemplo, mas só podem ser indicados por nutricionistas ou médicos.
A Médica Nutróloga, especialista em medicina do esporte e exercício, com trabalho focado na medicina preventiva, Dra. Alice Amaral, explica sobre a suplementação alimentar e fala do perigo do uso de suplementos sem orientação médica.
Confira:
O que são os suplementos alimentares?
Quando é indicado o uso de suplementos alimentares?
É muito comum também o uso de suplementos alimentares por quem pratica alguma atividade física?
A utilização de suplementação alimentar atualmente é muito grande?
Mas o uso de suplementos alimentares não pode ser feito sem a prescrição de um profissional capacitado para isso? Deve haver a prescrição médica sempre? Quais problemas podem ser causados pelo uso indiscriminado?
Quais são as orientações quanto ao uso dos suplementos alimentares?
Com um estilo de vida cada vez mais corrido e um consumo cada vez maior de produtos processados, algumas pessoas têm problemas para atingir os níveis ideais de nutrientes para o corpo somente com a alimentação, como a Dra. Alice destacou na entrevista. Nesses casos a suplementação é importante para garantir o funcionamento adequado do organismo. Mas o problema pode estar na ingestão desses suplementos sem a devida prescrição profissional, o que pode causar mais problemas do que trazer benefícios. Cuidado sempre!
Comments