top of page

Sobe número de pedidos de pensão alimentícia

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 22 minutos
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral

ree


Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de novos pedidos de pensão alimentícia subiu de 168.395 em 2020 para 199.793 em 2024. Já as fixações de pensão cresceram ainda mais: foram 331.825 em 2020 e saltaram para 551.489 no ano passado, um aumento de 66,2%. Um benefício que é um direito em muitos casos.


Para entender melhor, o Catedral Notícia conversou com Lilia Nunes, coordenadora do núcleo de Prática Jurídica da Estácio. Ela detalha o que exatamente é a pensão alimentícia e quem pode solicitar esse direito na Justiça.

As características de cada caso determinam critérios considerados pela Justiça para decidir o valor da pensão, como explica a coordenadora do núcleo de Prática jurídica da Estácio.

Lilia Nunes cita que independente do ganhos de quem estiver com a guarda, sempre é necessário o pagamento da pensão alimentícia pela outra parte.

Segundo Lilia Nunes, coordenadora do núcleo de Prática Jurídica da Estácio, demandas envolvendo pensão alimentícia são comuns no atendimento no Núcleo de Prática Jurídica da Estácio. Ela fala quem procurar esse atendimento gratuito.

Quem quiser pedir orientação ao Núcleo de Prática Jurídica da Estácio Juiz de Fora, deve agendar pelo WhatsApp: (32) 3249-3604. O Atendimento é de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h e às sextas-feiras, das 9h às 12h.


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page