top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Sinodalidade é tema da festa de Nossa Senhora da Cabeça em Juiz de Fora

Atualizado: 12 de ago. de 2022

Por Roberta Oliveira


Após dois anos, a comunidade paroquial do Bairro São Dimas, em Juiz de Fora, volta a festejar a Padroeira Nossa Senhora da Cabeça. Os fiéis já participam da novena, que se encerra na quinta-feira, 11. Esta devoção mariana é celebrada na sexta, 12 de agosto.

O tema da festa é “Com Nossa Senhora da Cabeça celebrando a sinodalidade pelas ruas e sobre os trabalhadores”. O pároco, Padre Erélis Camilo Resende de Paiva, comenta as reflexões dos próximos dias da novena, que contam com a participação de padres convidados.


Padre Erélis explica que a sexta-feira, 12 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Cabeça, terá uma programação intensa em honra à padroeira, com Missas às 5h, 7h, 9h, 13h, 15h, 18h e 19h30. E haverá um horário especial para as intenções pelas pessoas enfermas.


A programação da festa segue até domingo, 14, e inclui o início do Cerco de Jericó, no sábado, dia 13, às 19h. Entre sexta, 12, e domingo, 14, haverá barraquinhas e shows, com cantores que já participam da Igreja. A Matriz Nossa Senhora da Cabeça fica na Rua Anita Garibaldi, sem número, no Bairro São Dimas, perto da Rodoviária.


Devoção à Nossa Senhora da Cabeça


Esta devoção mariana surgiu na Serra Morena, na Andaluzia, região da Espanha, onde se encontra o Pico da Cabeça. E começou a partir da experiência e do milagre vivido pelo pastor Juan de Rivas, em 12 de agosto de 1227, como conta Padre Erélis Camilo Resende de Paiva .



Independente da festa, Padre Erélis convida as pessoas a participarem da novena perpétua pela padroeira, na Matriz no Bairro São Dimas.



No Brasil, Nossa Senhora da Cabeça costuma ser invocada para males que atacam o cérebro. Os fiéis que padecem de cefaleia e as mães de filhos com problemas escolares também recorrem a ela em busca de solução dos males.



Padroeira celebrada também em Santana do Garambéu


Em Santana do Garambém (MG), a Igreja Nossa Senhora da Cabeça, em Pedra Negra, Área Rural, a novena também é realizada até 11 de agosto, com celebrações às 18h.


No dia da Padroeira, haverá Missa às 15h, seguida de procissão. No sábado (13), a Celebração Eucarística será às 18h, com coroação.

41 visualizações0 comentário
bottom of page