top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

“Sexta-feira Santa é a expressão máxima do amor de Jesus pela humanidade”, diz Pe. Elílio

Por Roberta Oliveira

Foto: Freepik

"Na crucificação, temos a expressão máxima da potência do amor de Jesus por nós”. É assim que o Vigário paroquial da Catedral Metropolitana, Padre Elílio de Faria Matos Júnior define a Sexta-Feira Santa, neste 7 de abril, em que os católicos recordam a Paixão e a Morte de Cristo.


Além de ser um dia marcado pelo silêncio, pela oração e pelo jejum, a data é também é marcado pelo gesto de que, mesmo incompreendido, Jesus não deixou de fazer a luz brilhar e de viver comunicando o Evangelho.


”Mais que sofrimento, prova de amor”, diz Pe. Elílio

O Vigário paroquial da Catedral Metropolitana, Padre Elílio de Faria Matos Júnior, destacou que é um dia de recolhimento para os católicos aprofundarem a reflexão sobre a condenação injusta de Jesus pelo Império Romano.



De acordo com Padre Elílio, muitos não conseguiram e outros não quiseram compreender a mensagem de Jesus. E mesmo incompreendido, Ele persistiu no compromisso de viver para o Evangelho.



O Vigário paroquial da Catedral Metropolitana lembra que os devotos devem mudar o foco da Sexta-feira Santa, mais que sofrimento é uma demonstração do o amor de Cristo pela humanidade.



Na Sexta-feira Santa não há missas. Às 15h, horário da morte de Jesus, é celebrada a principal cerimônia do dia, a Paixão do Senhor, em ação litúrgica. Padre Elílio lembra que a maior mensagem deste momento é o amor que é raiz para a Ressurreição.



Na Catedral Metropolitana às 19h, será proferido o Sermão do Descendimento da Cruz, seguido de procissão do enterro pelas ruas do centro.

Procissões desta Sexta-feira Santa

‌Na Sexta-feira Santa, já foram realizadas três procissões nesta manhã. As celebrações continuam à noite. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, estão previstas outras oito procissões com interdições temporárias do trânsito.

Foi organizado um esquema especial para acompanhar as procissões nos locais de maior tráfego e minimizar as retenções no trânsito.

E a Secretaria de Mobilidade Urbana pede aos motoristas que fiquem atentos e tenham cuidado redobrado para garantir a segurança durante a passagem dos fiéis.

19h – Procissão religiosa saindo da Igreja Matriz, na Av. Juscelino Kubitschek, 790, no Francisco Bernardino, seguindo pelas ruas Tomáz Gonzaga, Bertha Halfeld Paleta, Manoel Diniz da Silva, Professor Meton de Alencar, Ivan Batista de Oliveira, Dr. Milton Ladeira, Jatobá, Sapucaia, chegando na Comunidade Nossa Senhora da Misericórdia, localizada na Rua Sapucaia, 410, no bairro Amazônia.

19h – A Via Sacra terá início na Rua Maria Perpétua, seguindo em direção à Rua Américo Luz, Rua Padre Bonifácio, contornando Praça Prefeito Olavo Costa (Praça da Baleia), descendo a Rua Irmão Martinho e encerrando na Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

19h – Igreja de Benfica. A procissão sai da Igreja Nossa Senhora Imaculada, na Rua Paulo Garcia, e segue até a Igreja de Fátima.

19h30 – Igreja São Sebastião. A procissão segue pela Rua Marechal Deodoro, Av. Barão do Rio Branco e Rua Espírito Santo.

19h30 – Catedral Metropolitana. A procissão passa pelas ruas Fernando Lobo, Santo Antônio, Floriano Peixoto, Av. Barão do Rio Branco (pista lateral, sentido Bom Pastor), retornando para a Catedral pela Rua Fernando Lobo.

19h30 – Via Sacra da Paróquia São Geraldo, saindo da Escola Municipal José Calil Ahouagi, na Rua das Marcassitas, 231, no bairro Marilândia, em direção à Igreja Nossa Senhora Rosa Mística, na Rua das Esmeraldas, 135, no bairro Marilândia.

19h30 – Procissão da Paróquia São Geraldo sairá da Rua João Moreira da Rocha, entrará na Rua Porfírio Barbosa de Albuquerque, passará pela Travessa Raimundo Pereira Reis e voltará para Rua Porfírio Barbosa de Albuquerque, finalizando no número 318, na Igreja São Domingos.

19h30 – Procissão da Paróquia São Geraldo sairá da Rua Nair Furtado de Souza, passará pelas ruas General Mário Xavier, José de Castro Barbosa, Joaquim de Almeida, e retorna à Nair Furtado de Souza, finalizando na Igreja São Geraldo.

20h – Procissão da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, saindo da Igreja Matriz da Rua Amambaí, seguindo pelas ruas Luiz Baltazar Eberle, Enéas Mascarenhas, Oswaldo Mascarenhas, Branca Mascarenhas, Itatiaia, Palmares, Enéas Mascarenhas, Luiz Baltazar Eberle e retornando para a Igreja Matriz, na Amambaí.

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page