'Ser Eucaristia na vida das pessoas', destaca Padre Anchieta sobre o Corpus Christi
- Radio Catedral

- 19 de jun.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Solenidade de Corpus Christi é a exaltação do mistério da Eucaristia, Sacramento no qual Jesus Cristo se faz real e verdadeiramente presente com seu Corpo e Sangue.
É uma data móvel no calendário litúrgico, celebrada pela Igreja Católica, cerca de 60 dias depois do Domingo da Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. Padre José de Anchieta Moura de Lima, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Lima Duarte, lembra que a origem da festa foi na Bélgica no seculo XII.
A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, que incumbiu Santo Tomás de Aquino e São Boaventura de redigirem o ofício litúrgico da nova solenidade. Conta-se que, enquanto o Papa ouvia a leitura do texto composto por Santo Tomás, São Boaventura rasgou o que havia escrito, sem coragem de ler em seguida, tamanha a beleza daquilo que ouvia.
A comemoração de Corpus Christi só entraria no calendário litúrgico após a confirmação no 15º concílio ecumênico da Igreja Católica, em 1311, em Vienne, na França. Padre Anchieta destaca que o valor da partilha é o a força da vivência da Eucaristia pelo cristão.
Padre Anchieta reitera que Jesus Eucarístico nos ensina a ser pessoas melhores na fé e na prática no caminho que leva a Deus.









Comentários