top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Seminário Santo Antônio realiza encontro virtual de Discernimento Vocacional


*Imagem: Facebook do Seminário Santo Antônio

Na manhã do último sábado, dia 28 de novembro, foi realizado, de maneira remota, o V Encontro do Dives – Discernimento Vocacional Específico – do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O momento, conduzido pelo Padre Geraldo Dondici, Pároco da Paróquia São Mateus e professor do Centro Universitário Academia, contou com a participação de 12 vocacionados.


O encontro foi marcado pela partilha da palavra de I Reis 19, 1-21 e pela reflexão sobre a vocação do Profeta Elias. “Ali, há um bom motivo espiritual e uma boa lição divina, para continuarmos sempre crescendo na nossa vocação”, afirmou Padre Dondici. O sacerdote falou aos jovens sobre três pontos do trecho bíblico. “Perseguido, ele foge, desanimado, mas é alimentado por Deus, um exemplo bonito da Eucaristia que nos alimenta no nosso caminho para a gente se encontrar com Deus”.


O encontro de Elias com o Pai, para Padre Dondici, é um caminho bonito da constante renovação vocacional. “A oração diária é a forma como vamos vendo Deus nos falar e nos conduzir sempre de forma diferente: muitas vezes na Sua Palavra, às vezes por uma pessoa, às vezes num acontecimento, neste momento da pandemia temos a chance de ouvir Deus falar também na provação. Que Deus possa também nos sustentar no nosso caminho, mesmo quando estejamos desanimados, que a Santa Eucaristia nos leve na presença de Deus para ouvir nossa missão, e assim possamos dar frutos onde Ele nos plantou”, finalizou o presbítero.


Este foi o quinto encontro do Dives em 2020, sendo que somente um, antes da pandemia, foi realizado de forma presencial. Além da pregação de Padre Dondici, a atividade foi acompanhada pelo reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelos formadores Padre Jorge Luís Duarte (responsável pelo Dives) e Padre José Domício da Silva.


Segundo o seminarista Leonardo José de Mello, que faz parte da equipe que organiza o evento, “ao longo dos encontros os padres convidados têm a missão de levar os vocacionados a refletirem sobre a sua vocação, desde o chamado até o sim para a missão”. O jovem conta que o Discernimento Vocacional por vídeoconferência está sendo um desafio. “Embora estejamos conseguindo partilhar com os vocacionados os aspectos da vocação sacerdotal e fazendo um trabalho de reflexão sobre o chamado de Deus, há uma barreira no que diz respeito à aproximação do candidato e compreensão dos seus anseios no processo. Está sendo positivo o momento dos encontros, pois estamos conseguindo reunir os vocacionados e partilhar sobre a missão de anunciar o Reino de Deus através do sacerdócio, mas há a limitação nos recursos e dinâmicas a serem utilizadas”.


O próximo Dives está previsto para o mês dezembro, mas ainda não há uma data definida.


*Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br

5 visualizações0 comentário
bottom of page