top of page

Seminário acolhe Propedeutas com Missa

por Giovane Rezende

*Foto: Elias Arruda.

Foi celebrada na manhã desta quinta-feira, 8, na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, a Missa de acolhida aos Propedeutas. São quatro jovens que vão iniciar a caminhada de estudos e preparação em busca da ordenação sacerdotal.

O Propedêutico é a fase anterior aos cursos de Filosofia e Teologia. Os jovens são acolhidos no seminário, onde discernem sobre a vocação, antes de ingressar no Seminário Maior. Nesta quinta foram acolhidos Mateus Eduardo Ferreira, de São João Nepomuceno (MG); Rene Alves da Silva, oriundo da paróquia Santo Antônio, de Passa Vinte (MG); Vitor dos Santos Gomes, que residia em Rio Pomba (MG) e mora hoje em Juiz de Fora; e Wesley Vitor da Silva Souza, de Bom Jardim de Minas (MG).

A Celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Os jovens foram preparados durante três anos pelo Setor de Discernimento Vocacional Específico (DIVES). Dom Gil destacou a acolhida a esses jovens.

Neste primeiro momento, a formação dos propedeutas se dará de maneira remota. O reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, aponta o início deste acompanhamento à distância a partir de agora e o processo pelo qual os jovens passaram até que fossem aprovados para a Comunidade Propedêutica.

O ecônomo do Seminário e formador do Propedêutico, Padre Welington Nascimento, explicou o funcionamento da Comunidade Propedêutica.

Segundo padre Welington, o acompanhamento, apesar de remoto, vai contar com diversas atividades, dentre elas momentos de oração, espiritualidade, Missas e aulas específicas sobre diversas temáticas.


18 visualizações0 comentário
bottom of page