• Radio Catedral

Seminaristas se preparam para Ordenação Diaconal

por Giovane Rezende*

No próximo domingo, 31 de Outubro, a Catedral Metropolitana recebe uma celebração especial. A cerimônia, que será realizada às 16h, marca o início da Segunda Fase do II Sínodo Arquidiocesano. Além disso, dois seminaristas, Rafael Nascimento e Robert Teixeira, vão ser ordenados Diáconos Transitórios.


Dentro da preparação para a ordenação, os dois jovens participaram de retiro espiritual, no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, que contou com a pregação de Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv. O Seminarista Rafael Nascimento comenta sobre este momento de preparação.

Conforme Robert Teixeira, em meio a tanta ansiedade e preparativos, o retiro foi uma forma de parar, refletir e falar com Deus.

O lema escolhido para a Ordenação Diaconal é "Ungiu-nos, selou-nos e pôs em nosso coração o Espírito como penhor" (2 Cor 1:22). Rafael Nascimento fala sobre o significado deste tema.

Robert Teixeira explica que, a escolha do lema envolve dois olhares.

Rafael Nascimento viu a vocação desabrochar desde jovem, inserido no seio de uma família católica, depois nos grupos jovens e na Renovação Carismática Católica (RCC).

Segundo Robert Teixeira, a vocação também começou a ser semeada dentro de casa e se espalhou pela juventude.



Admissão às Ordens Sacras


Na manhã desta quinta-feira (28), os seminaristas Rafael Nascimento e Robert Teixeira deram mais um passo rumo à consagração definitiva. Tendo em vista a Ordenação Diaconal marcada para o próximo domingo, 31 de outubro, os jovens foram admitidos às Ordens Sacras durante Celebração Eucarística na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.


A Missa, precedida de Oração das Laudes, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e por outros padres formadores. Na ocasião, os seminaristas fizeram o juramento de fidelidade e a profissão de fé diante do Arcebispo.


Dom Gil Antônio Moreira fala sobre este rito, que precede a Ordenação definitiva.

Segundo Rafael Nascimento, a Admissão às Ordens Sacras manifesta o desejo de entrega a Deus através da Igreja.

Robert Teixeira aponta o quão especiais são os dias que antecedem a Ordenação.

O Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, destaca o processo formativo dos dois seminaristas.

Conforme Monsenhor Luiz Carlos, apesar de todas as dificuldades da pandemia, o Seminário não parou e segue firme no processo de formação de novos sacerdotes.

Rafael Nascimento fala sobre as expectativas para a Ordenação Diaconal.

Robert Teixeira explica que o atual momento traz ansiedade, mas é hora de intensificar as orações.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, detalha a importância do Diácono, aquele que vem para servir.

No Domingo, a Missa de Ordenação Diaconal e de abertura da Segunda Fase do II Sínodo Arquidiocesano, vai ser celebrada às 16h, por Dom Gil, e vai contar com transmissão ao vivo pela Rádio Catedral.


De acordo com o seminarista Rafael Nascimento, em estado permanente de Missão, ser ordenado neste contexto sinodal é participar de uma igreja diaconal.

Para Robert Teixeira, ser ordenado no dia que se abre a Segunda Fase do Sínodo é significativo.


*Fotos e áudios cedidos pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF

0 comentário