por Giovane Rezende*

No próximo domingo, 31 de Outubro, a Catedral Metropolitana recebe uma celebração especial. A cerimônia, que será realizada às 16h, marca o início da Segunda Fase do II Sínodo Arquidiocesano. Além disso, dois seminaristas, Rafael Nascimento e Robert Teixeira, vão ser ordenados Diáconos Transitórios.
Dentro da preparação para a ordenação, os dois jovens participaram de retiro espiritual, no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, que contou com a pregação de Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv. O Seminarista Rafael Nascimento comenta sobre este momento de preparação.
Conforme Robert Teixeira, em meio a tanta ansiedade e preparativos, o retiro foi uma forma de parar, refletir e falar com Deus.
O lema escolhido para a Ordenação Diaconal é "Ungiu-nos, selou-nos e pôs em nosso coração o Espírito como penhor" (2 Cor 1:22). Rafael Nascimento fala sobre o significado deste tema.
Robert Teixeira explica que, a escolha do lema envolve dois olhares.
Rafael Nascimento viu a vocação desabrochar desde jovem, inserido no seio de uma família católica, depois nos grupos jovens e na Renovação Carismática Católica (RCC).
Segundo Robert Teixeira, a vocação também começou a ser semeada dentro de casa e se espalhou pela juventude.
Admissão às Ordens Sacras
Na manhã desta quinta-feira (28), os seminaristas Rafael Nascimento e Robert Teixeira deram mais um passo rumo à consagração definitiva. Tendo em vista a Ordenação Diaconal marcada para o próximo domingo, 31 de outubro, os jovens foram admitidos às Ordens Sacras durante Celebração Eucarística na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.
A Missa, precedida de Oração das Laudes, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e por outros padres formadores. Na ocasião, os seminaristas fizeram o juramento de fidelidade e a profissão de fé diante do Arcebispo.
Dom Gil Antônio Moreira fala sobre este rito, que precede a Ordenação definitiva.
Segundo Rafael Nascimento, a Admissão às Ordens Sacras manifesta o desejo de entrega a Deus através da Igreja.
Robert Teixeira aponta o quão especiais são os dias que antecedem a Ordenação.
O Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, destaca o processo formativo dos dois seminaristas.
Conforme Monsenhor Luiz Carlos, apesar de todas as dificuldades da pandemia, o Seminário não parou e segue firme no processo de formação de novos sacerdotes.
Rafael Nascimento fala sobre as expectativas para a Ordenação Diaconal.
Robert Teixeira explica que o atual momento traz ansiedade, mas é hora de intensificar as orações.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, detalha a importância do Diácono, aquele que vem para servir.
No Domingo, a Missa de Ordenação Diaconal e de abertura da Segunda Fase do II Sínodo Arquidiocesano, vai ser celebrada às 16h, por Dom Gil, e vai contar com transmissão ao vivo pela Rádio Catedral.
De acordo com o seminarista Rafael Nascimento, em estado permanente de Missão, ser ordenado neste contexto sinodal é participar de uma igreja diaconal.
Para Robert Teixeira, ser ordenado no dia que se abre a Segunda Fase do Sínodo é significativo.
*Fotos e áudios cedidos pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF
Comments