Por Roberta Oliveira
O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio foi fundado em 1º de março de 1926 por Dom Justino José de Santana. É a casa de formação de futuros sacerdotes e de leigos da Arquidiocese de Juiz de Fora. O aniversário de 97 anos foi celebrado com uma missa na manhã desta quarta-feira, 1º.
Gratidão é a palavra que guia as reflexões do Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira e do Reitor Padre Antônio Camilo de Paiva a respeito do trabalho realizado ao longo de quase 100 anos na instituição localizada em Juiz de Fora.
O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio recebe atualmente cerca de 89 alunos, nos cursos de Filosofia e Teologia, formando os futuros sacerdotes da Arquidiocese e das Dioceses de São João del-Rei, Leopoldina e Valença, além das comunidades religiosas Orionitas, Magnificat e Sacramentina.
O Seminário Santo Antônio fica na Avenida Barão do Rio Branco, 4.516 no Bairro Alto dos Passos, em Juiz de Fora. O telefone de contato é (32) 3239-8600.
Trabalho de qualidade para o futuro da Igreja
O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou o momento de gratidão pelo trabalho realizado pelo Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.
Dom Gil Antônio contextualizou a importância da formação oferecida no Seminário Santo Antônio no ano em que a Igreja Católica celebra as vocações.
O Arcebispo incentiva todos a valorizarem a atuação da instituição em prol do futuro da nossa Igreja.
Impacto do Seminário Santo Antônio transcende fronteiras
O Seminário Santo Antônio desenvolve um projeto pedagógico de dimensões espiritual, comunitária, afetiva, intelectual e pastoral, respeitando as quatro principais etapas: Seminário Menor Bento XVI, Propedêutico, Filosofia e Teologia.
Abriga o Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (Itasa) que, em parceria com o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), oferece os Cursos de Filosofia e Teologia, devidamente autorizados e reconhecidos pelo MEC. O Reitor Padre Antônio Camilo de Paiva lembrou o impacto local, regional e nacional da atuação do Seminário.
Padre Camilo reforçou a gratidão pelo trabalho em diferentes vertentes para a Igreja e para a comunidade nos 97 anos do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.
Marco de começo de novas jornadas
A cerimônia do aniversário de 97 anos se tornou o início da jornada de jovens na instituição, como explicou Padre Camilo.
A semana de aniversário marca também a preparação de um aluno do Seminário Santo Antônio rumo à ordenação sacerdotal. O seminarista Jadai Leandro Alves será ordenado Diácono Transitório, que é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Ele falou sobre este momento especial na vida dele coincidir com o período festivo na Instituição.
A cerimônia de ordenação de Jadaí Leandro Alves será no próximo sábado, 4 de março, às 9h, em Celebração Eucarística na Quadra da Escola Municipal Antônio Ferreira Martins, em Maripá de Minas, sua cidade natal.
Comments