top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Semana Mundial do Brincar: importância do brincar para a saúde e desenvolvimento das crianças

"Brincar é coisa séria", destaca psicólogo.


Por Fabíola Castro

*Foto: Assessoria Escola Integra.

Desde o dia 20 até o dia 28 desse mês, é celebrada a Semana Mundial do Brincar. O Dia Mundial do Brincar é lembrado em 28 de maio. Quadro Bendita Saúde falou obre a importância do brincar para a saúde e desenvolvimento das crianças.


A Semana Mundial do Brincar 2023 tem como tema “A Natureza no Brincar”. Brincar é espontaneidade e liberdade: o livre brincar, parte dos interesses mais genuínos da criança e que aflora em sua maneira de se relacionar com o mundo à sua volta a todo o tempo e em toda a sua potência. Esse brincar que é linguagem da criança, que é jeito de investigar e criar, de descobrir o mundo, também de aprender coisas novas, de descobrir coisas que gosta e que vai levar para a vida adulta.


O tema deste ano quer olhar para onde está a natureza no brincar. Esse brincar livre é uma maneira de se relacionar com a natureza também, e de construir uma relação de respeito com ela.


No quadro Bendita Saúde desta quinta-feira,25, especialistas explicaram sobre a importância desse tema, o brincar na infância: a Pedagoga da Escola Integra, Elisa Oliveyra e o Psicólogo e Professor do curso de Psicologia da Estácio, Carlos Eduardo Pereira.


Confira:


A pedagoga Elisa Oliveyra explica: O que se entende por brincar?


Brincar é fundamental para a saúde e desenvolvimento da criança? Crianças que brincam são mais saudáveis?


As brincadeiras nas ruas sempre foram muito comuns. Mas a insegurança, especialmente nas grandes cidades, assustam. Brincar na rua ficou mais difícil?


A brincadeira, em um pequeno espaço de tempo histórico, passou do estilo artesanal, de rua e coletivo, para um estilo altamente tecnológico, individual e restrito ao domicílio?


Das muitas atividades que as crianças possam ter ao longo dos dias, além da escola, um tempo para brincar é preciso ser colocado também na rotina. Isso é preciso ser bem dividido?


Brincar é coisa séria, destaca psicólogo

*Foto: Assessoria Escola Integra.

Brincar também precisa ser entendido como uma coisa séria na vida das crianças. O professor do curso de Psicologia da Estácio, Carlos Eduardo Pereira, destaca essa importância.


O psicólogo reforça que crianças que brincam são mais saudáveis em diversos aspectos da vida delas.


Como colocar a brincadeira no centro desse cenário da sociedade moderna, com suas inúmeras exigências? Professor Carlos Eduardo Pereira explica, reforçando que para a criança é importante se pensar no desenvolvimento cognitivo e também no desenvolvimento afetivo, físico e social.


O psicólogo e professor reforça ainda a interação que o brincar traz contribuindo também para a convivência saudável com outras crianças e mesmo com os adultos.


Às vezes ouvimos “a criança brinca sozinha mesmo”, mas é importante ter momentos desse brincar com outras crianças, e até mesmo com os pais/responsáveis?


Professor Carlos Eduardo finaliza ressaltando que brincar para a criança é fundamental.


Semana Municipal do Brincar em JF


Em Juiz de Fora, a Prefeitura realiza a III Semana Municipal do Brincar como forma de ser um chamado coletivo para a valorização do ato de brincar, reforçar sua importância para o desenvolvimento das crianças, e criar oportunidades para que o brincar aconteça.


A Semana Municipal do Brincar foi criada pela Lei n. 13.511, de 18 de maio de 2017. O evento convida a população a ocupar o espaço urbano com o brincar, através de ações por toda cidade, relacionadas ao tema. Trata-se de uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar e do direito da criança a ter infância.


De acordo com a PJF, todas as 102 escolas municipais, 46 creches parceiras da PJF e 132 escolas da rede particular, foram convidadas a participar das ações. Ao longo dessa semana estão sendo realizadas diversas oficinas em instituições de ensino com participação de toda a comunidade escolar.


No domingo, 28, será realizada mais uma edição do Rua de Brincar em Juiz de Fora com diversas atividades e brincadeiras, das 8h às 12h, na Rua José Calil Ahouagi, no trecho embaixo do Viaduto Helio Fádel Araújo. As crianças poderão se divertir nos brinquedos infláveis, totó, ping pong, parquinho infantil, cama elástica e jogos de bola.

11 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page