top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Semana do Meio Ambiente é celebrada em Juiz de Fora com diversas ações

Por Fabíola Castro

*Foto: PJF.

Nesta segunda-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio ambiente e desde o dia 1º atividades são realizadas pela Semana do Meio Ambiente 2023. Em Juiz de Fora, é trabalhado o tema “Lixo transformado, riqueza para cidade”, destacando as iniciativas da Prefeitura relacionadas à destinação correta dos resíduos sólidos e sensibilizando a população.


Abrindo essa semana, pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, uma cerimônia foi realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no Horto Municipal, onde a Prefeita Margarida Salomão assinou documentos de projetos voltados ao cuidado e preservação. Além de integrar a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, os atos fazem parte das comemorações dos 173 anos da cidade.


Entre essas ações estão mais dois parques naturais para a cidade: o parque Poço D’Anta, que terá áreas abertas à visitação e atividades, além de melhorias de preservação e recuperação; e o parque São Pedro, tendo a represa como um atrativo turístico que será disponibilizado ao público com ações de conscientização sobre a importância da proteção do manancial.


No encontro, a prefeita salientou que com esses projetos, se expressa esse compromisso com o futuro, pensando na cidade para as futuras gerações.


Semana Municipal do Meio Ambiente


Sobre a iniciativa de celebrar essa semana, a Secretária de Meio Ambiente, Aline Junqueira, destaca a sua importância.


Aline Junqueira explica como a temática está sendo trabalhada neste ano.


Conforme Aline Junqueira, diversas outras ações contemplam a Semana do Meio Ambiente.


Além disso, Aline Junqueira destacou os planos para a preservação dos espaços ambientais da cidade que estão sendo entregues.


A Secretária de Meio Ambiente convida a todos a participarem das atividades.


Eventos


Além dos eventos desta segunda-feira, 5, as atividades pela Semana do Meio Ambiente seguem na terça-feira, 6, de 13h às 17h, em frente ao Cine-Theatro Central com a Parada Ambiental, a Campanha Queimada Mata, coleta seletiva (vidros, plástico, metal, papel, óleo usado e lixo eletrônico), exposição de animais peçonhentos, distribuição de mudas e show dos cantores Marcos Amaral e Adélia Prado.


Na quarta-feira, 7 de junho, das 8h às 13h será a vez da Praça CEU em Benfica, na Zona Norte, receber a Parada Ambiental com as mesmas atividades do dia anterior. Também de 8h às 17h, nesse dia, no Náutico acontece o Programa Nossa Água, um dia de campo com formação em barraginhas que captam enxurradas, controlam erosões e melhoram a infiltração da água das chuvas no terreno. Além da assinatura de Termos de Compromisso com os produtores inscritos no programa.


E entre os dias 5 e 7 estão programadas ações intensificadas de coleta seletiva nas escolas do município.


Lixo Zero


O programa Lixo Zero vai ampliar, segundo a PJF, as rotas de coleta seletiva, passando a atender 90% da área urbana do município. Com essa cobertura, a cidade conquista a 10ª posição no ranking nacional de cidades com coleta seletiva, entre as cidades com nível populacional acima de 500 mil habitantes. O material reciclável coletado será destinado a seis associações de catadores, gerando renda para 71 famílias.




Para contemplar a Semana do Meio Ambiente, também foi inaugurada a primeira ecobarreira de Juiz de Fora | Foto: PJF.

5 visualizações0 comentário
bottom of page