top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Segundo HU-UFJF, investimento de R$180 milhões do PAC impulsiona melhorias na saúde e no ensino do hospital em Juiz de Fora

Por Rádio Catedral

Foto: Alexandre Resende, fotógrafo da UFJF.

Nesta última segunda-feira, 8 de abril, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do presidente da estatal, Arthur Chioro. O objetivo, de acordo com o HU, foi acompanhar as obras em andamento do “Novo Hospital Universitário”, que contam com aporte financeiro de R$ 180 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Com previsão de conclusão até o final de 2026, as melhorias no HU-UFJF visam aprimorar a qualidade da assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a formação de novos profissionais.

 

Durante a visita, o gestor destacou a importância da ampliação física do Hospital, com a conclusão da Unidade Dom Bosco, para atender às demandas da população estimada de 1,7 milhão de pessoas, provenientes de 94 municípios.

 

Com a expansão, o Hospital passará a ter 356 leitos destinados ao atendimento de pacientes do SUS, mais que o dobro do quantitativo atual de 154. Além disso, contará com 18 salas cirúrgicas, área de Hemodinâmica, UTIs especializadas (adulto, pediátrica e neonatal), leitos psiquiátricos, Centro Obstétrico, Pronto Atendimento e espaços destinados a transplantes.

 

Na estrutura atual, a Unidade Santa Catarina erguida em 1930 e anteriormente utilizada como fábrica de tecidos por quase três décadas, em conjunto com a Unidade Dom Bosco realizam por mês, em média, 14,2 mil consultas e 4,2 mil exames ambulatoriais.


Com a conclusão das obras do Novo Hospital (Unidade Dom Bosco), em 2026, a Unidade Santa Catarina encerrará suas atividades hospitalares e transferirá toda sua operação para o novo espaço, conforme divulgado.

 

Além das melhorias estruturais, está prevista a implantação de novos serviços, incluindo Centro Oncológico e de Tratamento de Queimados, e de novas referências em áreas como: Oftalmologia, alta complexidade Cardiovascular e em Neurologia/Neurocirurgia. O HU-UFJF já é referência em diversas especialidades médicas.

 

A ampliação também terá reflexos positivos no ensino com a previsão da incorporação de 78 novos espaços dedicados à formação acadêmica, possibilitando triplicar o número de residentes formados por ano no Hospital.

8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page