Secretaria de Saúde realiza campanha de resgate vacinal contra o HPV em Juiz de Fora
- Radio Catedral
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Prefeitura de Juiz de Fora está desenvolvendo uma campanha de resgate vacinal contra o HPV, voltada a adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos que ainda não tomaram a vacina na idade recomendada pelo calendário de vacinação.
O HPV, ou Papilomavírus Humano, é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo. Na maioria dos casos, a infecção desaparece sozinha, mas pode evoluir para lesões e até câncer, se não for combatida. Por isso, a vacinação é essencial. A vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente pelo SUS e é altamente eficaz, especialmente quando aplicada antes do início da vida sexual. Para quem tem entre 15 e 19 anos e nunca foi vacinado, basta uma dose.
Além desse grupo, também têm direito à vacina: Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos;Pessoas com HIV, câncer ou transplantadas, de 9 a 45 anos; Usuários de PrEP, a profilaxia contra o HIV; e vítimas de violência sexual entre 9 e 45 anos. A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, Louise Cândido Souza, fala sobre a importância de ter a vacinação em dia.
Reforçando: a imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, de segunda a sexta, a partir das 9h, e aos sábados, das 8h às 11h. É necessário levar documento com foto, CPF ou Cartão SUS e a caderneta de vacinação
Komentari