top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Saúde da Mulher: bem-estar físico, saúde mental e emocional

Por Fabíola Castro

*Imagem: Pixabay.

No Brasil, as mulheres são maioria: mais de 51% da população brasileira. A saúde da mulher deve contemplar, além do bem-estar físico, a saúde mental e emocional. O funcionamento do corpo feminino tem peculiaridades quando comparado ao organismo do homem, o que gera doenças e distúrbios específicos.


É preciso dar atenção aos mais variados aspectos que compreendem a saúde da mulher, para assim aumentar sua expectativa de vida e melhorar o seu dia a dia.


Os cuidados com a saúde da mulher só foram inseridos nas políticas nacionais de saúde nas décadas iniciais do século XX. Antes disso, a temática ficou restrita quase que exclusivamente às questões relacionadas à gestação e aos partos. Nos anos 1950, outras medidas começaram a ganhar nova proporção, como o combate à desnutrição. Atualmente existem diversas campanhas e ações que visam prevenir e diagnosticar precocemente doenças, o que favorece a cura.


A Professora do curso de Enfermagem da Estácio, Denise Rocha, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira, 9, falou sobre a saúde da mulher com um todo.


Confira:


Quando falamos em saúde da mulher, o que compreende?


O que podemos entender como uma boa saúde para as mulheres?


Quais são os principais fatores que podem impactar a saúde das mulheres?


Cada mulher tem necessidades específicas quanto à atenção com a saúde e o bem-estar. Quais recomendações gerais podem ser importantes para melhorar a qualidade de vida e deixar as mulheres atentas em relação ao cuidado com a sua saúde?


No Brasil temos uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres?


Cuidar da saúde física é muito importante, mas dar atenção à saúde mental, também é preciso?


A saúde da mulher merece a máxima atenção, principalmente em situações em que essa parte da população é mais vulnerável. E ter acesso a um bom acompanhamento com profissionais especializados também é fundamental?


Estamos no mês da mulher, neste último 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data para conscientização dos direitos das mulheres. Falando de saúde como um todo qual mensagem você deixa para todas as mulheres?


Os cuidados com a saúde da mulher, além das especificidades, passa também pelos cuidados inerentes a todas as pessoas como alimentação saudável, atividades físicas, realizar exames periodicamente, ir ao médico, dar atenção à saúde mental, entre outros.


A saúde da mulher merece a máxima atenção, principalmente em situações em que essa parte da população é mais vulnerável.



11 visualizações0 comentário
bottom of page