• Radio Catedral

Santuário Basílica em Liberdade (MG) celebra Jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento

Por Fabíola Castro


O Santuário Basílica Senhor Bom Jesus do Livramento, localizado em Liberdade, Sul de Minas Gerais, celebra em setembro a festa de seu padroeiro. Em 2018, o Santuário pertencente à Arquidiocese de Juiz de Fora foi elevado à categoria de Basílica Menor.


No último domingo (1º), foi realizada a abertura do Jubileu, momento no qual a imagem réplica do Bom Jesus foi levada da capela localizada na Comunidade Vargem da Imagem para o Santuário Basílica.


Nesta terça-feira, 3, terá início a novena preparatória para a festa, com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. As celebrações seguem até o dia 11, sempre às 19h.

No dia 14 de setembro, festa da Exaltação da Santa Cruz, dia também dedicado ao Senhor Bom Jesus do Livramento, além de primeiro aniversário da Basílica, serão realizadas Missas a partir das 6h até as 16h30, esta última seguida de procissão luminosa. Neste dia os fiéis podem obter a Indulgência Plenária, seguindo as recomendações da Igreja*.


As festividades em Liberdade, seguem até o dia 29 de setembro, quando a imagem réplica do Bom Jesus retorna para a capela da Comunidade Vargem da Imagem.


O Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento fica na Rua Dr. Antônio Lage, 86 – Centro.


Confira a programação completa:


De 3 a 11 de setembro – Novena ao Bom Jesus do Livramento 19h – Novena do Santuário *Pede-se para cada dia da novena, doação de gêneros alimentícios no ofertório


Dia 7 de setembro – Sábado 10h – Missa do Santuário Basílica


Dia 8 de setembro – Domingo 10h e 15h – Missa no Santuário Basílica 19h – Novena. Logo após, haverá confraternização com música no CAE


Dia 12 de setembro – Quinta-feira 15h – Missa no Santuário Basílica com unção de enfermos e idosos 19h – Missa pelas Famílias


Dia 13 de setembro – Sexta-feira 15h – Missa no Santuário 19h – Missa pela Juventude


Dia 14 de setembro – Sábado – Dia dedicado ao Bom Jesus do Livramento 6h, 8h, 10h, 12h e 14h – Missas 16h30 – Solene Celebração Eucarística *Após a missa, grandiosa Procissão Luminosa (Dia de Indulgência Plenária)


Dia 15 de setembro – Domingo 8h, 10h, 15h, 19h – Missa *Às 19h haverá procissão de Nossa Senhora das Dores


Dia 22 de setembro – Domingo 10h – Missa no Santuário Basílica (com benção para os romeiros) 17h – Jubileu das Comunidades, Pastorais e Movimentos com Santa Missa e confraternização no CAE


Dia 29 de setembro – Domingo 10h – Missa no Santuário Basílica (com bênção para os romeiros) 120 – Retorno da Imagem réplica para Comunidade Vargem da Imagem; em seguida, Missa de encerramento do Jubileu e confraternização 19h – Missa em Ação de graças, no Santuário Basílica


Título de Basílica Menor


O Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento é a primeira Basílica Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora. O título concedido por Papa Francisco leva em consideração as características arquitetônica, histórica e de devoção popular do templo religioso, além da importância para a vida litúrgica e pastoral. No caso de Liberdade, a concessão do título foi também fundamentada na antiquíssima veneração à sagrada imagem do Bom Jesus do Livramento.


*Condições para a Indulgência plenária (uma vez ao dia):


1 – Confessar-se e rejeitar todo pecado (uma Confissão para várias Indulgências);


2 – Participar da Missa e Comungar com o desejo de receber a Indulgência (uma Missa e Comunhão para cada indulgência);


3 – Rezar pelo Papa ao menos: um Pai Nosso, Ave Maria e Glória;


4 – Escolher uma das atividades: – Via Sacra na igreja diante dos quadros, ou – Reza do Terço em família diante de um oratório, ou – Adoração do Santíssimo diante do Sacrário, por meia hora, ou – Leitura meditada da Sagrada Escritura por meia hora.


Imagem venerada desde 1785 no Santuário de Liberdade (MG)

*Fonte: formacao.cancaonova.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .