top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Santana do Deserto celebra tradicional Missa da Lavoura no dia 7 de novembro

Celebração que é Patrimônio Cultural Imaterial do município está inserida na Festa da Lavoura que teve início nesta sexta-feira, 3.



Por Rádio Catedral com informações de Arquidiocese JF


Há mais de 80 anos, o povo de Santana do Deserto (MG) se reúne no dia 7 de novembro para agradecer o milagre recebido. Na ocasião é celebrada a tradicional “Missa da Lavoura”, recordando que, em 1939, após um longo período de seca, a população – que em sua maioria vivia da agricultura – se reuniu no pátio da Igreja Matriz em uma Missa de súplica. Após o momento de oração, o pedido do povo havia sido atendido.


Neste ano, a Eucaristia, declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do município, fará parte da Festa da Lavoura, que com uma programação mais extensa acontece deste fim de semana até 7 de novembro, na quadra ao lado da Câmara Municipal.


A cada dia, os produtores devem levar algo para ser abençoado e partilhado. Na noite desta última sexta-feira (3), foi celebrada a Eucaristia pelos Santanenses falecidos. No sábado (4), às 19h, haverá a Santa Missa pelos ausentes. Na sequência, festa social. No domingo (5), a Celebração será às 10h, seguida de almoço e show de prêmios. Na segunda-feira (6), a Missa pelos munícipes ocorrerá às 19h. Já na terça-feira, no dia da Missa da Lavoura, de ação de graças e partilha, a Eucaristia também acontecerá às 19h. Logo após, venda de pastéis.


A iniciativa é uma forma de preservar a tradição e a fé da comunidade santanense. Além de promover um espaço para confraternização e convivência do povo.

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page