'Santa Luzia, luz da esperança': católicos celebram mártir protetora da visão
- Silvia Carvalho
- há 17 horas
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Igreja Católica celebra no sábado (13) a memória de Santa Luzia, reconhecida como protetora dos olhos. A santa viveu no século IV e tornou-se um dos símbolos da resistência cristã durante o período de perseguições no Império Romano, sendo martirizada após torturas e decapitada por não renunciar à fé.
Em Juiz de Fora, a Paróquia Santa Luzia, no bairro que leva o nome da padroeira, já está em clima de festa. A novena segue até sexta (12).
No sábado, (13), a comunidade terá nove missas ao longo do dia: às 5h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h30, 16h30, 18h e 19h30. A última celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio. A matriz da paróquia fica na Rua Ingrácia Pinheiro, número 160.
O Pároco da Paróquia Santa Luzia, Padre Fabiano Admiral, FAM, destaca o tema da festa deste ano: “Santa Luzia, luz da esperança”.
Padre Fabiano ainda destaca que a devoção a Santa Luzia só cresce.
O sacerdote ainda fala da intercessão de Santa Luzia no sentido de reacender a chama da fé.
Festas de Santa Luzia na Arquidiocese de Juiz de Fora
Em Mar de Espanha, a Comunidade Santa Luzia, do bairro Várzea, começa hohe o tríduo até 12 de dezembro, às 19h. No dia 13, a missa será às 18h, com bênção dos olhos, distribuição de óleos e procissão, além de funcionamento de cantina.
Em Olaria, duas comunidades rurais celebram a data: no Rosa Gomes, a missa festiva será no sábado, às 18h; já em São João, a programação inclui missa e procissão às 15h.
Em Santana do Garambéu, a comunidade no distrito de Pico promove tríduo entre os dias 10 e 12, sempre às 15h. No dia de Santa Luzia, as atividades começam cedo: missa festiva às 6h, terço às 15h, procissão às 16h e nova missa festiva às 17h.
Em São João Nepomuceno, a Comunidade Santa Luzia, no bairro Bela Vista, realiza tríduo de 11 a 13 de dezembro. No dia 12, haverá procissão às 19h, saindo da Rua Rômulo Henrique Manzo, seguida de missa. No sábado, a missa festiva será às 18h. Barracas funcionarão durante todos os dias de festejos.
Em Senador Cortes, na comunidade de Reta, a programação do dia 13 inclui carreata às 14h30 saindo da Matriz, seguida pelo Terço dos Homens e das famílias, missa às 16h e, depois, show ao vivo, leilão de prendas e funcionamento de barraquinhas.
E na comunidade de Santo Antônio do Alto do Rio Grande, em Palmital, haverá missa festiva às 14h.









Comentários