• Radio Catedral

Santa Cecília, padroeira dos músicos, é celebrada nesta sexta (22)

*Por Fabíola Castro e Giovane Rezende



Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a Igreja celebra Santa Cecília, padroeira dos músicos! Santa Cecília foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Ela foi uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto que uma basílica foi construída em sua honra no século V, em Trastevere, Roma.


Segundo o relato da sua Paixão Cecília foi uma bela cristã da mais alta nobreza romana que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que, no dia das núpcias, a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um anjo guardava sua decisão.


Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o anjo. Desse desafio ela conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, sendo então preparado e batizado.


Depois de batizado, o jovem, que se tornou cristão, contemplou o anjo, que possuía duas coroas (símbolo do martírio) nas mãos. Esse ser celeste colocou uma coroa sobre a cabeça de Cecília e outra sobre a de Valeriano, o que significava um sinal, pois primeiro morreu Valeriano por causa da fé abraçada e logo depois Santa Cecília sofreu o martírio, após ter sido presa ao sepultar Valeriano na sua vila da Via Ápia.


Colocada diante da alternativa de fazer sacrifícios aos deuses ou morrer, Santa Cecília escolheu a morte. Condenada a morrer asfixiada, ela sobreviveu a esse suplício, então teve a cabeça decapitada.


O Padre José Sávio Ricardo, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Mundo Novo, em Juiz de Fora, à qual pertence a Comunidade Santa Cecília, fala sobre a devoção à santa de hoje.

Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: “Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo”. Essas palavras fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe ser padroeira dos músicos. Hoje essa grande mártir canta louvores ao Senhor no céu.

Segundo Padre Sávio, a Comunidade Santa Cecília preparou uma programação especial para celebrar a sua padroeira.

Nesta sexta-feira (22) até às 18h45, na Capela Santa Cecília, está sendo realizada adoração ao Santíssimo Sacramento que terá a bênção solene. Às 19h, acontecerá a procissão saindo da igreja e às 19h30, a Santa Missa em louvor a Santa Cecília.


As celebrações seguem também no sábado e domingo:


Dia 23 de novembro – Sábado 15h – Confissões para catequizandos e pais na Matriz 19h – Missa Após a Missa Evangeliza Show “Cantai ao Senhor um cântico novo” e convidados


Dia 24 de novembro – DomingoSolenidade de Cristo Rei 9h – Santa Missa

*Encerrando a semana de Santa Cecília com venda de doces após a Missa 17h – Santa Missa com Primeira Eucaristia


A Capela Santa Cecília fica localizada na Rua Olegário Mariano, 220 – Bairro Santa Cecília.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .