top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Santa Casa de Juiz de Fora utiliza Inteligência Artificial na Assistência Médica à pacientes

Por Fabíola Castro

Parte da equipe do projeto | Dra Eunice Dantas, diretora médica técnica da Santa Casa; Dr. Eduardo Borato, coordenador médico do CTI 5º andar (local onde o teste da IA está acontecendo); Marco Aurélio Meirelles, gerente de TI da Santa Casa; Aroldo Coriolano, CEO da DR Mobile.

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade em diversos setores e segmentos da sociedade atual, inclusive na saúde, no que diz respeito também à assistência prestada aos pacientes em hospitais, por exemplo. Em Juiz de Fora, a Santa Casa anunciou recentemente a adoção bem-sucedida da IA em seus serviços de saúde. Segundo a Instituição, esta inovação marca um avanço significativo na melhoria dos cuidados aos pacientes e no aprimoramento da sua eficiência operacional.

 

A implantação da Inteligência Artificial na Santa Casa de Juiz de Fora é resultado de uma iniciativa da gerência de Tecnologia da Informação e uma colaboração com a Dr. Mobile, empresa de soluções tecnológicas para saúde. O marco dessa parceria é a integração do Chat GPT, ferramenta que gera resumos de prontuários de forma rápida e precisa, ao sistema de prontuário eletrônico (PEP) da Instituição, como explica o CEO da doutor Mobile, Aroldo Coriolano.

 


O coordenador da UTI da Santa Casa, o cardiologista Eduardo Borato, explicou que o uso da Inteligência Artificial veio para somar à ciência humana da medicina.



Este avanço tecnológico já está demonstrando resultados, segundo o cardiologista Dr. Eduardo Borato, como exemplificado pelo recente caso de uma paciente admitida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ser encontrada em crise convulsiva na rua, levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e desacompanhada.



Nesse caso da assistência à saúde, a inteligência artificial está se tornando uma importante aliada aos profissionais de saúde, agilizando os processos de atendimento e garantindo assim cuidados mais eficazes e personalizados para aos pacientes, como o anunciado pela Santa Casa de Juiz de Fora.

 

 

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page